in

Empresas comprometem-se a simplificar indicação da data nos rótulos dos alimentos até 2020

As empresas integrantes do Consumer Goods Forum comprometeram-se a simplificar a indicação de data de validade constante nos rótulos dos produtos alimentares até 2020.

A rede das 400 das maiores empresas de bens de consumo, juntamente com a Champions 12.3, aprovou um Call to Action para padronizar os rótulos em todo o mundo. Entre os signatários estão empresas como a Tesco, a Kellogg, a Walmart, a Campbell Soup, a Bimbo, a Pick n Pay, a Nestlé, o Carrefour e a Unilever.

Além dos rótulos dos produtos, o Call to Action recomenda que as empresas se associem a organizações sem fins lucrativos e agências governamentais para educar os consumidores sobre como interpretar as indicações de data de validade constantes nas embalagens. Muitos consumidores não sabem, por exemplo, que muitos produtos ainda são seguros para comer após a data “Melhor consumidor até”.

Cerca de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos em todo o mundo são desperdiçadas a cada ano. Um lar britânico médio com crianças gasta 700 libras por ano em alimentos que são postos no lixo e nos Estados Unidos esse valor é de 1.500 dólares. 

A Champions 12.3 também lançou o SDG Target 12.3 sobre o desperdício alimentar e resíduos, um relatório que conclui que os países e as empresas estão a estabelecer metas de redução. Hoje, 28% da população mundial vive num país ou região com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar e quase 60% das 50 maiores empresas alimentares do mundo também estabeleceram as suas metas.

Smart TV da Samsung já permite realizar compras

Nuno Luz é o novo diretor geral da Fnac