Empresa portuguesa multada por envolvimento em cartel no sector das embalagens

A Comissão Europeia multou em 115,9 milhões de euros sete fabricantes e distribuidores de embalagens para alimentos, por participação numa série de cartéis para fixar preços e partilhar o mercado.

Um dos cartéis cobria o mercado português e espanhol e esteve ativo entre março de 2000 e fevereiro de 2008. Entre as empresas visadas está a distribuidora portuguesa Ovarpack, multada em 67 mil euros.

O outro distribuidor penalizado é a britânica Propack. Os fabricantes multados são a Huhtamäki da Finlândia, a Nespak e a Vitembal de França, a Silver Plastics da Alemanha, a Coopbox, Magic Pack e Sirap-Gema de Itália. A britânica Linpac escapou às sanções por ter denunciado a situação.

Segundo Bruxelas, as empresas ficaram os preços e partilharam clientes através de cinco cartéis distintos. “Milhões de consumidores que compram alimentos para seu consumo e das suas famílias poderão ter sido afetados por estes cartéis. As empresas em questão repartiram o mercado de embalagem de alimentos e acordaram preços, em vez de concorrer em função dos seus méritos”, comenta Margrethe Vestager, comissária europeia da Concorrência.

Crescimento do comercio eletrónico pressiona lojas físicas na Europa

Ferrero compra concorrente britânica Thorntons