Emirates abre a maior quinta vertical do mundo no Dubai

A Bustanica abriu as portas à maior quinta vertical do mundo, apoiada por um investimento de 40 milhões de dólares.

As instalações representam a primeira quinta vertical para a Emirates Crop One, um consórcio entre a Emirates Flight Catering (EKFC), uma das maiores operações de catering do mundo, que serve mais de 100 companhias aéreas, e a Crop One, empresa líder na agricultura vertical interior impulsionada pela tecnologia.

 

Mais de um milhão de plantas

Localizada perto do Aeroporto Internacional Al Maktoum, no Dubai World Central, a instalação de 30.658 metros quadrados irá produzir mais de mil toneladas de folhas verdes de alta qualidade anualmente, requerendo 95% menos água do que a agricultura convencional. Em qualquer altura, a instalação poderá produzir mais de um milhão de plantas, o que proporcionará uma produção de três mil quilogramas por dia.

A Bustanica é impulsionada por uma tecnologia de ponta e por uma equipa interna especializada, que inclui peritos agrónomos, engenheiros, horticultores e cientistas especializados em produtos hortícolas. Um ciclo de produção contínuo assegura que o produto é fresco e limpo, cultivado sem pesticidas, herbicidas, ou produtos químicos.

A Bustanica não está apenas a revolucionar as saladas a bordo. Nos Estados Unidos da América, os consumidores poderão, em breve, adicionar estas verduras aos seus carrinhos de compras nos supermercados mais próximos. A Bustanica planeia também expandir-se para a produção e venda de frutas e legumes.

 

Autossuficiência alimentar

“A segurança e autossuficiência alimentar, a longo prazo, são vitais para o crescimento económico de qualquer país e os Emirados Árabes Unidos não são exceção. Temos desafios específicos na nossa região, dadas as limitações em torno das terras aráveis e do clima. A Bustanica inicia uma nova era de inovação e investimentos, passos importantes para o crescimento sustentável que se alinham com as estratégias de segurança alimentar e hídrica, bem definidas do nosso país”, afirma o sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e chefe executivo da Emirates Airline and Group. “A Emirates Flight Catering investe constantemente nas mais recentes tecnologias para melhorar a experiência dos seus clientes, otimizar as operações e minimizar a nossa pegada ambiental. A Bustanica ajudará a assegurar a nossa cadeia de abastecimento e irá assegurar que os nossos clientes possam desfrutar de produtos de origem local e altamente nutritivos. Ao aproximar a produção do consumo, estamos a reduzir o trajeto alimentar da exploração agrícola até ao momento do consumo”.

 

Sustentabilidade

A Bustanica terá zero impacto nos recursos mundiais de solo ameaçados, uma dependência muito reduzida de água e colheitas ao longo de todo o ano sem serem prejudicadas pelas condições meteorológicas e pragas.

“Após um planeamento e construção significativos, e tendo navegado pelos desafios imprevistos da pandemia, estamos entusiasmados por celebrar este tremendo marco ao lado do nosso parceiro de consórcio, a Emirates Flight Catering. É nossa missão cultivar um futuro sustentável para satisfazer a procura global de alimentos frescos e locais e esta primeira quinta de grande formato é a manifestação desse compromisso. Esta nova instalação serve de modelo para o que é possível em todo o mundo“, conclui Craig Ratajczyk, chefe executivo da Crop One.

Puma

Puma e Coca-Cola apresentam coleção inédita

Reno

Seca histórica ameaça comércio europeu