Oiça este artigo aqui:
Num contexto de crescente exigência em torno da sustentabilidade, a embalagem surge como o elemento mais visível e controlável da responsabilidade ambiental de uma marca, segundo um novo estudo global conduzido pela Avery Dennison Corporation.
O relatório, divulgado em abril, destaca que 31% dos consumidores identifica o investimento em packaging sustentável como uma das três formas mais importantes de uma marca demonstrar o seu compromisso ambiental.
Pressão sobre o sector das marcas de grande consumo
A pesquisa, que envolveu entrevistas com empresas de bens de consumo embalados, recicladores e especialistas em nove países, incluindo Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha e China, revela que as marcas enfrentam pressão crescente de consumidores, retalhistas, reguladores e investidores para adotar soluções que favoreçam a economia circular. “A inovação em packaging é central nas estratégias para satisfazer as expectativas dos stakeholders”, afirma Ryan Yost, presidente da Materials Group da Avery Dennison.
Embalagem representa 40% dos resíduos plásticos globais
Apesar dos avanços, o estudo mostra que o consumo global de plástico quadruplicou nos últimos 30 anos, contribuindo para 3,4% das emissões de gases com efeito de estufa e gerando cerca de 350 milhões de toneladas de resíduos por ano. A embalagem representa cerca de 40% deste total.
Segundo o relatório, as embalagens rígidas recicladas emitem menos 70% de CO₂ do que o plástico virgem equivalente, um dado crucial para as marcas que procuram atingir a meta de 100% de packaging reciclável até 2030, já assumida por grande parte das empresas do sector.
O estudo destaca que um aumento de apenas 1% na taxa de reciclagem pode traduzir-se na redução de duas mil toneladas de resíduos plásticos por ano numa operação de engarrafamento de grande escala.