too-good-to-go
in

El Mandarin muda os rótulos dos seus produtos de durabilidade mínima

A El Mandarin juntou-se à iniciativa de sensibilização da Too Good To Go, para combater o desperdício alimentar – Observar, Cheirar, Provar – que consiste na adição de um selo de sensibilização nos rótulos dos seus produtos com data de durabilidade mínima, de forma a contribuir para criar uma maior consciência da necessidade de uma leitura correta dos prazos de validade.

O desperdício de alimentos é um problema global e uma das razões para que isto aconteça é a interpretação incorreta dos prazos de validade nos rótulos de durabilidade mínima. Na Europa, segundo os dados lançados pela Comissão Europeia em 2018, 53% dos consumidores não sabe o significado do rótulo “Consumir de preferência antes de” e “antes do fim de”.

Esta falta de conhecimento sobre prazos de validade resulta no desperdício de 10% dos alimentos, por ano, na União Europeia.

 

Observar, Cheirar, Provar

Esta é a razão pela qual a iniciativa da Too Good To Go é tão importante. “Para os produtores e distribuidores, que, por lei, têm que estabelecer um processo para determinar os prazos de validade comerciais, esta iniciativa permite que os produtos escoados não acabem no lixo e que a sua produção, que despendeu de recursos e energia, não tenha sido em vão”, indica a marca em comunicado.

A El Mandarin aderiu a esta iniciativa que incentiva a utilizar os sentidos antes de deitar fora alimentos que têm datas de validade “Consumir de preferência antes de” e “antes do fim de”. Isto é, observar o alimento e verificar se se encontra em bom estado, cheirá-lo e comprovar se o seu cheiro é o suposto e prová-lo para verificar que não existe alteração no sabor original. Se o alimento passar nestes três testes, e desde que tenha sido conservado segundo as normas, significa que continua próprio para consumo, mesmo quando ultrapassada a sua data de validade.

GETIR

Empresa de entrega ultra rápida de compras chega a Portugal

Walmart Text to Shop

Walmart prepara um serviço de compras por mensagens de texto