in

El Corte Inglés é a primeira empresa privada a ser reconhecida pelo trabalho na inclusão com Menção de Excelência

O El Corte Inglés acaba de ser distinguido pelo trabalho desenvolvido em matéria de inclusão, com uma Menção de Excelência e a obtenção, pela terceira edição consecutiva, do Selo Marca Entidade Empregadora Inclusiva.

Esta é a primeira vez que uma empresa privada recebe a Menção de Excelência no âmbito deste selo. Já em 2017, o El Corte Inglés tinha sido a primeira empresa do sector privado a receber este reconhecimento.

A iniciativa do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional promove o reconhecimento e a distinção pública de entidades empregadoras que mereçam destaque nas ações desenvolvidas relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade. O júri é formado por representantes das associações empresariais, sindicais, organizações da economia social, entidades que apoiam pessoas com deficiência e da administração pública.

 

Responsabilidade social

No domínio da responsabilidade social e da igualdade de oportunidades, durante os últimos anos, o El Corte Inglés esteve envolvido em dezenas de projectos na comunidade, visando o desenvolvimento da inclusão activa de pessoas com deficiência e incapacidade. Estes projectos de parceria culminaram na contratação efectiva de mais de três dezenas de pessoas.

Ao mesmo tempo, várias pessoas com deficiência e incapacidade têm beneficiado de estágios profissionais, estágios curriculares ou de formação prática em contexto laboral na empresa.

Ao nível das actividades ocupacionais, o El Corte Inglés estabeleceu, nos últimos dois anos, protocolos com organizações parceiras cujos utentes realizaram actividades socialmente úteis na empresa.

 

Recursos humanos

Actualmente, dos mais de três mil trabalhadores que a empresa mantém em Portugal, cerca de 76 possuem algum grau de deficiência ou incapacidade.

Para além das práticas de recrutamento, selecção e contratação, os projectos da empresa passam, ainda, pela dinamização de sessões para os beneficiários das instituições e, do mesmo modo, noutros casos, são as instituições que dinamizam sessões tendo em vista a capacitação dos colaboradores do El Corte Inglés na sua preparação para acolher a pessoa com deficiência.

A integração de pessoas com deficiência ou incapacidades pressupõe ainda a implementação de acções de ajustamento das condições de trabalho, como sejam a adaptação dos meios e equipamentos, a alteração de equipas de trabalho ou das suas tarefas, ou mesmo a reorganização dos processos de trabalho.

Publicidade

Aldi Portugal lança cerveja feita a partir de sobras de pão das lojas

Telepizza

Telepizza reforça presença nacional com aberturas em Azeitão, Almeirim e Baguim-Valongo