in

E.Leclerc aposta em conceitos biológicos

O E.Leclerc prepara uma larga ofensiva no sector dos produtos biológicos em 2018, tanto através de uma insígnia própria como dos próprios hipermercados, que vão acolher universos bio melhor trabalhados.

A ambição do E.Leclerc é alcançar um parque de, pelo menos, 200 lojas, com áreas de vendas compreendidas entre os 400 e os 800 metros quadrados. Há algum tempo que a ideia germinava entre os aderentes do grupo retalhista francês.

De acordo com a Linéaires, em novembro, um movimento de independentes constituiu a GT bio GSA-GSS, para grandes superfícies alimentares e especializadas. Mas esta não é a primeira incursão no sector do biológico por parte dos aderentes E.Leclerc. Em setembro de 2015, a loja de Chambly, pioneira no movimento, abriu uma loja Le Temps du Bio, na outra extremidade do seu parque estacionamento, com 300 metros quadrados. Em junho de 2016, o aderente de Nice Saint-Isidore inaugurou um E.Leclerc Bio e italiano, com 3.800 metros quadrados. As iniciativas aceleraram no outono de 2017, com a abertura da Ma Boutique Bio, na galeria da loja de Nancy Saint-Georges, em setembro, e da La Bio Culture, no mês seguinte, com 300 metros quadrados, próxima da loja de Hauconcourt. Antes do ano terminar, em dezembro, surgiu a marca Le Village Bio, na galeria de Saint-Paul-lès-Romans.

Com o movimento biológico em alta em França, o E.Leclerc não é o único retalhista atento a este negócio. Os Mosqueteiros anunciaram recentemente a compra de uma participação minoritária no capital da Compoirs de la Bio, uma das maiores redes especializada em França, que vai permitir aos aderentes do Intermarché abrir pequenos supermercados biológicos. Por seu turno, o Casino tem apostado na insígnia Naturalia, enquanto a Auchan abriu a primeira Auchan Bio, que se vem juntar à Coeur de Nature. No mesmo sentido, o Carrefour ambiciona abrir pontos de venda Greenweez, batizados com o nome do site especializado cujo capital adquiriu, em complemento à sua rede Carrefour Bio.

Aldi procura clientes mistério para melhorar o seu serviço

Mercadona sobe posições na lista de marcas mais valiosas