“Os melhores vinhos de Portugal” foram apresentados no terraço do Bussaco Palace Hotel, pela ViniPortugal, ao sector vinícola. No total, 29 vinhos nacionais foram destacados com Grande Ouro e foram premiados 333 vinhos.
Na cerimónia marcaram presença os especialistas internacionais Jancis Robinson e Julia Harding, os norte-americanos Joshua Greene e Evan Goldstein, o brasileiro Dirceu Junior e a alemã Caro Maurer, assim como todo o júri que, durante vários dias, selecionou os melhores vinhos entre os 1.350 apresentados na edição 2016 do concurso Vinhos de Portugal.
Nos vinhos tranquilos, o Quinta do Portal Grande Reserva 2011 “DOP” Douro Vinhos Tintos foi distinguido como o “Melhor Vinho do Ano do Concurso Vinhos de Portugal”. A distinção de “Melhor Vinho Tinto Varietal” foi atribuída a Messias Clássico Garrafeira, 2010 “DOP” Bairrada Tinto, enquanto o galardão de “Melhor Vinho Branco Varietal” foi entregue a Quinta de Linhares Azal, 2015 “DOP”. Destacou-se como “Melhor Vinho do Lote Tinto” o vinho Quinta do Portal Grande Reserva, 2011″DOP” Douro Tinto, e como “Melhor Vinho Branco de Lote” o vinho Vallegre DOC Douro Reserva Branco, 2014 “DOP” Douro. Na categoria de vinhos licorosos, o Vinho do Porto Tawny de 1967 da Messias foi eleito “Melhor Vinho licoroso com Data” e o Vinho do Porto Tawny 40 anos da Kokpe, da Sogevinus, foi classificado como “Melhor Vinho Licoroso com Idade”.
O Douro conquistou 14 das 24 medalhas de Grande Ouro nos vinhos tranquilos e quatro Grandes Ouros na categoria dos licorosos. Foram também premiadas com Grande Ouro nos vinhos tranquilos as regiões vitivinícolas do Alentejo, Bairrada, Dão, Lisboa, Península de Setúbal, Tejo e Vinho Verde.


