O Grupo Idilia Foods, detentor de marcas como Nocilla e ColaCao, acordou com o Grupo Damm a compra de 50% da Cacaolat, que acumula vários anos de prejuízos.
Esta operação, segundo o La Vanguardia, está avaliada em 50 milhões de euros e dá origem ao maior grupo de batidos em Espanha.
Desta forma, a Cacaola, com as suas marcas Cacaolat, Letona e Laccao, assumirá a gestão, comercialização e distribuição das marcas de batidos de leite da Idilia Foods (ColaCao Energy, ColaCao Shake e Okey). A propriedade deste novo grupo será dividida entre a Idilia Foods e a Damm.
Acelerar o crescimento
O objetivo do acordo é acelerar o crescimento dos batidos lácteos em Espanha e a nível internacional. A operação está pendente de autorização da Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) espanhola.
O acordo, segundo os comunicados emitidos pela Idilia Foods e pela Damm, implica que a Cacaolat continuará a operar de forma independente, sob a equipa de gestão liderada pelo seu CEO, Josep Barbena, e os produtos da marca continuarão a ser fabricados na sua fábrica em Santa Coloma de Gramanet, em Barcelona.
Totalmente detida pela Damm desde 2021, a Cacaolat registou um volume de negócios de 82 milhões de euros, no ano passado, mais 12,8% do que no ano anterior, e conta com uma força de trabalho de 225 pessoas.