in

Dois terços dos europeus compram produtos mais saudáveis

Mais de dois terços (70%) dos consumidores europeus estão a comprar alimentos mais saudáveis, com menos sal, açúcar, gordura ou calorias, de acordo com uma pesquisa realizada pela IRI.

A consultora observa que uma grande proporção de consumidores também está a comprar alimentos orgânicos, vegetarianos e “free from”, sugerindo que as pessoas estão a prestar mais atenção à sua saúde. “A preocupação com o bem-estar geral é a maior razão pela qual os europeus estão a comprar alimentos mais saudáveis“, afirma Livio Martucci, diretor da IRI. “Estão mais preocupados com a qualidade, segurança e salubridade dos alimentos que compram, têm uma intolerância a certos alimentos ou simplesmente querem perder peso“.

A pesquisa, que foi realizada entre consumidores em sete países europeus, descobriu que mais de metade dos inquiridos compram alimentos orgânicos, representando um aumento de 35% nos últimos três anos. Enquanto isso, 39% adquire opções vegetarianas e 33% opções “livres”, como produtos sem lactose, sem levedura ou sem glúten.

A IRI acrescenta que os “shoppers” também estão a prestar mais atenção à qualidade dos alimentos que comem, com um terço a dizer que querem comprar alimentos sem aditivos e outro terço a afirmar que leem os ingredientes e os rótulos nutricionais antes de comprar. “Comer saudável juntamente com alimentos orgânicos, livres e vegetarianos já não é um nicho de mercado“, acrescenta Livio Martucci. “Existe uma enorme oportunidade para os fabricantes inovarem e para os retalhistas oferecerem mais espaço nas prateleiras para as opções saudáveis, incluindo gamas de marca própria“.

Bonduelle vende participação na Gelagri

Walmart entra no mercado dos kits de refeição