in

Dois Belos é a nova marca de gins, licores e aguardentes

Dois Belos é a nova marca de gins, licores e aguardentes da Destilaria Dois Belos, um projeto do empresário Nuno Belo que surgiu em 2021. Situada no povo de Vale do Peso, aldeia do concelho do Crato, distrito de Portalegre, a Destilaria Dois Belos cria estas bebidas com base em receitas que passaram por várias gerações.

Na fase inicial do projeto, Nuno Belo começou por produzir Licor de Ginja. Seguiram-se mais quatro licores e uma aguardente. Os gins, a mais recente criação, são o culminar de um processo de aprendizagem e conhecimento do método de destilação desta bebida. Todos os licores são feitos com fruta fresca e por processo tradicional e os gins são destilados num alambique de cobre e enriquecidos com alguns botânicos que vêm diretamente da propriedade da família Belo.

Com uma imagem diferenciadora, as garrafas são inspiradas nos antigos frascos de medicamentos, os rótulos e a numeração de cada garrafa são colocados à mão.

A qualidade dos produtos já foi reconhecida através de prémios em concursos nacionais, tendo arrecadado medalhas de ouro com o Dois Belos Gin do Vale e Dois Belos Licor de Alfarroba, bem como uma medalha de prata com o Dois Belos Licor de Ginja.

Na Destilaria Dois Belos, mais do que produzir bebidas, recriamos sabores antigos e inventamos novos, enchemos garrafas que evocam memórias e transbordam sabores da natureza e cumprimos a tradição com os olhos postos no futuro”, destaca Nuno Belo.

 

Gin

O Dois Belos Gin do Vale é o primeiro gin totalmente produzido no concelho do Crato. Destilado em alambique tradicional e engarrafado em modo artesanal, foi lançado em 2021. É feito com 13 botânicos. “Fomos buscar a semente de coentro ao Alentejo, a erva príncipe ao quintal do tio Manel, os limões ao quintal da Dona Antónia (minha mãe) e juntámos-lhes as pétalas de rosa, mais 11 botânicos”, partilha Nuno Belo.

O Dois Belos Gin Kratus é uma edição especial que replica a receita do Gin do Vale. Contém botânicos criteriosamente selecionados, que foram destilados em conjunto num método tradicional, com recurso a cesto de botânicos para potenciar todos os aromas da receita. A conjugação de todos os botânicos resulta numa sensação inicial de leveza e traz umas ligeiras notas de pêssego, menta e pimenta do Gana no fim da boca.

 

Licores

O Dois Belos Licor de Ginja é um licor de textura homogénea, com sabor frutado intenso, acidez agradável, corpo mediano original e cor rubi, obtido através da maceração das ginjas com aguardente e açúcar, sem adição de quaisquer corantes ou conservantes. Pode ser consumido à temperatura ambiente ou com gelo.

O Dois Belos Licor de Ginja Picante é feito através de um processo de maceração do fruto com aguardente, açúcar e malaguetas, que lhe dá uma cor rubi e um sabor natural, frutado e genuíno. Com uma textura homogénea, com sabor intenso e picante, acidez agradável, corpo mediano original e um aroma pronunciado de ginja, pode ser consumido à temperatura ambiente ou com gelo, sem adição de quaisquer corantes ou conservantes.

O Dois Belos Licor de Alfarroba produzido pela Destilaria Dois Belos é um licor de cor castanha, obtido através de um processo de maceração do fruto com aguardente e açúcar, com um sabor natural e frutado, sem adição de quaisquer corantes ou conservantes. É um licor equilibrado, com doçura bem proporcionada, acidez agradável, corpo mediano e aroma pronunciado de alfarroba. Pode ser consumido à temperatura ambiente ou com gelo.

 

Aguardente

A Dois Belos Aguardente de Medronho é obtida a partir do fruto do medronheiro, da região da Serra da Estrela, e é destilada em alambique tradicional de cobre. Oferece um aroma doce, combinado com um sabor intenso. Pode ser consumida à temperatura ambiente ou com gelo.

A Dois Belos Aguardente da Bica é obtida a partir de uma seleção de uvas e, depois de destilada, é envelhecida em carvalho francês. De aroma rico e complexo, com predominância do primário do vinho e das notas terciárias resultantes da oxidação no contacto com a madeira, apresenta uma cor topázio intensa e um aspeto cristalino. Suave na boca, com final fino, aveludado e longo, apresenta uma persistência típica de uma aguardente velha.

 

Siga-nos no:

Google News logo

OpçãoVeg

Restaurantes em Portugal recebem ajuda para ter opções veganas no menu

Pisca Green

Pisca Green é o novo ecossistema dedicado à mobilidade verde