Martín Tolcachir, CEO global do Grupo Dia
Martín Tolcachir, CEO global do Grupo Dia
in

Dia assume ambição de liderar o comércio de proximidade

A Dia dá por encerrada a crise que quase levou o grupo a uma situação limite, há três anos. Após um período de transformação do modelo de negócio, abre oficialmente uma nova etapa, em que reforça o seu posicionamento como loja de bairro.

Martín Tolcachir, CEO global do Grupo Dia, nomeado em agosto, apresentou esta terça-feira, dia 22 de novembro, em Madrid, os detalhes desta mesma etapa. Com uma estratégia renovada, a empresa define como objetivo acelerar o negócio para impulsionar de novo o seu crescimento, com a ambição de liderar o comércio de proximidade. “O nosso propósito foi o motor que impulsionou o redireccionamento da empresa para um modelo de negócio sustentável e único que coloca as pessoas no centro, oferece uma proposta de valor diferenciadora para os nossos clientes e que constrói relações de proximidade, confiança e transparência com todo o nosso ecossistema”, afirmou.

 

Redefinição da proposta de valor

A empresa garante ter redefinido a proposta de valor para o consumidor e restabelecido relações com os franchisados e clientes. Martín Tolcachir destacou o impacto na economia, com um contributo de 96.400 milhões de euros em Espanha, Argentina, Brasil e Portugal, países onde opera.

Só em 2021, a operação da Dia e dos seus franchisados gerou um impacto no Produto Interno Bruto destes países de 9.274 milhões de euros. “Por cada euro de impacto direto, o nosso ecossistema cria um efeito impulsionador de 3,3 euros na economia”, salientou o CEO. “Esta criação de valor concretiza-se através das oportunidades de emprego e autoemprego que oferecemos com as nossas franquias e graças ao nosso apoio aos fornecedores locais para que a riqueza que criamos fique nas comunidades”.

 

Impacto na economia

Atualmente, cerca de 48% das seis mil lojas da Dia é gerido por franqueados. No ano passado, o ecossistema da Dia teve um impacto no mercado laboral ao criar 151 mil empregos diretos e indiretos, segundo os dados do “Relatório de Impacto do Grupo Dia”, elaborado pela Kreab, que refere ainda que cada emprego direto na Dia gera 2,7 postos de trabalho totais na economia.

Para além disso, segundo o mesmo estudo, 96% das compras globais do grupo é feito a mais de três mil fornecedores locais. Esta revitalização do tecido empresarial atinge indiretamente mais de 9.100 empresas e tem impacto financeiro em mais de 151 mil famílias.

 

Loja de bairro

Martín Tolcachir aproveitou a ocasião para valorizar o esforço realizado por toda a equipa para garantir uma boa experiência do cliente, graças à nova proposta de valor que a empresa implementou na sua rede de lojas. “O esforço e empenho das nossas equipas permitiu-nos converter neste Novo Dia: a sua loja de bairro, onde pode fazer uma compra completa, de forma fácil e rápida, com uma vasta gama de produtos, frescos e de fornecedores locais e uma marca Dia que é sinónimo de alta qualidade, a preços acessíveis”.

O peso da marca Dia no cabaz de compras dos clientes continua a ganhar relevância. Cerca de 86% das compras a nível do grupo e 70% dos produtos inovação em Portugal realizam-se a fornecedores locais, aliados no impulso da marca própria. Espera-se que Portugal feche o ano com cerca de 1.900 referências, com um significativo incremento da inovação presente em muitos produtos que chegam agora aos lineares das lojas Minipreço e que totalizam cerca de 30% da nova oferta.

Para além disso, a Dia avançou no desenvolvimento de seu canal online que, em Portugal, já cobre 60% da população nacional diretamente, através da plataforma online em minipreço.pt, e, muito em breve, com uma cobertura de 100% através dos parceiros de delivery Glovo, Uber Eats e 360hyper.

International Beer Challenge 2022

Cervejas do Super Bock Group distinguidas com nove medalhas

Pedro Vieira_Marketing Manager da OPPO em Portugal_low res

Pedro Vieira assume marketing da OPPO em Portugal