Oiça este artigo aqui:
A DHL Express inaugurou o novo hub internacional no Aeroporto Josep Tarradellas Barcelona – El Prat, de forma a acomodar o crescimento do volume das operações de transporte expresso internacional, que a empresa tem registado nos últimos anos.
Concluído em menos de dois anos, com um investimento de 80 milhões de euros, o hub de Barcelona é uma referência em matéria de segurança e sustentabilidade.
As instalações da DHL Express em El Prat têm capacidade para processar mais de 20.000 encomendas por hora, o que representa um aumento de capacidade sete vezes superior face à operação anterior. Dispõem também de controlo aduaneiro, garantindo o acompanhamento individual de cada encomenda, e estão equipadas com soluções de raio-X de última geração para assegurar a máxima segurança no transporte aéreo.
O hub conta com 22 posições de carga e 9 de descarga para contentores aéreos, bem como 24 docas para camiões, a partir das quais operam 120 viaturas de distribuição que gerem as rotas de entrega e as recolhas diárias.
Barcelona: local chave para o transporte internacional
Mike Parra, CEO da DHL Express Europa, afirmou que “o novo hub de Barcelona é um investimento estratégico construído para o crescimento futuro, reforçando o nosso papel no comércio global e apoiando a Estratégia 2030 do Grupo DHL: Acelerar o Crescimento Sustentável. Concebido como um hub estratégico dentro da nossa rede europeia, está equipado para se adaptar a um cenário global cada vez mais complexo e dinâmico”.
A DHL Express registou um crescimento de 30% na sua atividade em Barcelona em apenas cinco anos, impulsionado sobretudo pelo aumento do comércio eletrónico internacional. Este forte crescimento foi seguido por dois anos de estabilização, num contexto de desaceleração global tanto do comércio internacional como das compras online.
A nova estrutura foi concebida para responder a esta evolução do mercado com uma visão a longo prazo: está preparada para acomodar o crescimento previsto para os próximos 20 anos, adaptando-se a alterações nos fluxos de envios sem interromper as operações. Além disso, integra soluções que minimizam o impacto ambiental, em linha com os objetivos de sustentabilidade do Grupo.