PRIMAVERA impulsiona digitalização do sector dos vinhos

Vindimas Abegoaria

Grande Consumo - Branded Content

O Grupo Abegoaria está a eliminar por completo a circulação de papel nas várias empresas e prepara-se para migrar para a última versão das soluções PRIMAVERA. Produtor de marcas como Portal de São Braz, Piteira, Maria Ana, Granja Amareleja, Abelharuco ou Fonte da Perdiz, atravessa uma fase de profunda transformação digital.

Mas nem só do néctar dos deuses vive este grupo que produz, anualmente, mais de 20 milhões de litros de vinho. Para além da produção de vinhos de quase todas as regiões demarcadas, desde o Alentejo ao Minho, passando pelo Douro, Lisboa, Tejo ou Dão, estando para breve a produção de vinho das regiões do Algarve e dos Açores, no Grupo Abegoaria também o azeite tem um papel de destaque, transformando, anualmente, oito milhões de quilos de azeitona, destacando-se, ainda, a produção de enchidos e queijos.

Herdade Abegoaria PSB_Reserva_Alentejo

 

Um grupo em expansão

Em 2021, o Grupo Abegoaria registou um forte crescimento, ao qual se juntou a aquisição da Vidigal Wines, especialista na produção de vinhos da região de Lisboa e que exporta cerca de 90% da sua produção. Com esta aquisição, o Grupo Abegoaria adiciona conhecimento do mercado externo, abrindo-se, assim, um enorme leque de possibilidades além-fronteiras.

Para que as oportunidades se transformem em resultados, o grupo está a munir-se de soluções tecnológicas que ajudem a tomar decisões rápidas e sustentadas. Manuel Bio, CEO do grupo, defende que “ou temos um sistema de informação de PNL (Profit and Loss) muito apurado ou corremos o risco de, em algum processo, estarmos a perder dinheiro e isso para nós é impensável. Temos necessidade de analisar muito bem a informação, para podermos tomar atempadamente medidas corretivas e isso só se faz com sistemas automatizados que nos deem essa resposta imediata”, explica o CEO.

 

Manuel_Bio, CEO Herdade Abegoaria
Manuel Bio, CEO do Grupo Abegoaria

 

Gestão integrada, desde a produção à venda

Num grupo constituído por 15 empresas, que produz e gere cerca de 300 SKUs (Stock Keeping Units) e que apresenta um modelo de produção verticalizada, contemplando todas as etapas do processo produtivo, desde a produção propriamente dita, passando pela transformação, até à venda aos retalhistas, a robustez e a capacidade de integração da tecnologia são fatores críticos e foi precisamente por essa razão que a escolha recaiu sobre a tecnologia PRIMAVERA.

Neste momento, todas as operações de compra de matéria-prima, transformação, embalamento e distribuição são controladas a partir do ERP PRIMAVERA, como forma de garantir solidez da informação. “Desde 2014 que gerimos todo o negócio assente em PRIMAVERA, é neste ERP que está o motor que gera toda a informação de suporte à gestão, desde uma visão mais global e consolidada de grupo, até uma visão micro de determinado componente de um produto, integrando informação proveniente de vários sistemas, desde sistema da produção, até sistema de GS1, passando por um sistema de picking, e estamos seguros de que a integração da nova empresa irá correr bem”, explica o diretor de sistemas de informação do grupo, Marco Sequeira.

 

Marco Sequeira, diretor de sistemas de informação da Herdade Abegoaria
Marco Sequeira, diretor de sistemas de informação do Grupo Abegoaria

Rastreabilidade ao longo de todo o processo produtivo

Num grupo que trabalha para a certificação IFS FOOD, a rastreabilidade é absolutamente decisiva.

No ERP PRIMAVERA, encontrou rigor na rastreabilidade, que permite ir a um nível de detalhe essencial para garantir o controlo de qualidade desejado. A este propósito, o CEO, Manuel Bio refere que “temos um negócio muito verticalizado, não podemos facilitar. Quando há um problema com um azeite, por exemplo, nós temos de saber a origem do problema e, hoje, conseguimos ir exatamente à parcela/lote onde está a origem do problema”.

 

Herdade Abegoaria - vista exterior

 

Mobilidade e rapidez no acesso à informação

Num negócio em que é fundamental o “time to market”, a informação tem de estar sempre à mão. Por isso, além da solução de reporting PRIMAVERA Office Extensions, de onde são extraídos relatórios de gestão à medida, foi desenvolvida uma aplicação ágil que vai beber os dados ao ERP PRIMAVERA e apresenta uma radiografia completa dos parâmetros que se pretendem analisar ao minuto, num tablet ou qualquer equipamento móvel. “Conseguimos desenvolver um agregador da informação, que nos permite ter uma imagem integrada de todo o grupo. Ou seja, neste momento, num tablet, a administração consegue ver as vendas das empresas e o status quo de cada uma  ao minuto, em termos de vendas e suas contas correntes com clientes e fornecedores, tudo numa única aplicação”, destaca o diretor de sistemas de informação, Marco Sequeira.

Herdade Abegoaria_JosePiteira_VinhoDeTalha

 

Para aumentar ainda mais a capacidade de análise de informação financeira, neste momento, está em curso o desenvolvimento de uma aplicação de PNL (Profit and Loss) alimentada pelo ERP PRIMAVERA, que permitirá ao Board ter informação precisa, ao minuto, sobre todos os custos e proveitos das diversas empresas do grupo.

 

Herdade Abegoaria GranjaAmareleja_Reserva_Alentejo

A trajetória digital já começou há vários anos no Grupo Abegoaria e não se prevê que pare tão cedo. Neste momento, está em curso a implementação de uma solução de gestão documental, que irá eliminar, por completo, a circulação de papel na instituição e, também para 202,2 está já pensada a migração para a mais recente versão das soluções PRIMAVERA.

Conheça em pormenor este caso de sucesso de transição digital com as soluções de gestão PRIMAVERA.

“É certo que somos uma multinacional, mas somos Lidl Portugal”

Making of campanha marca própria Minipreço

Sara Prata leva a marca própria do Minipreço aos lares dos portugueses