in ,

Dell, General Motors e Microsoft juntam-se para responder ao problema do lixo no mar

A Dell Inc., a General Motors, a Microsoft, a Trek Bicycle, a Interface, a Van de Sant, a Humanscale, a Bureo e a Herman Miller vão criar uma iniciativa colaborativa open-source,denominada NextWave, para lidar com o lixo no mar.

A NextWave junta empresas líderes em tecnologia e ligadas ao mercado de consumo para desenvolver a primeira cadeia de fornecimento de escala comercial para plásticos que têm como destino o oceano. Entre os restantes membros do grupo encontra-se a organização UN Environment, o 5Gyres Institute, a Zoological Society of London e o New Materials Institute.

As mais recentes pesquisas revelam que oito milhões de toneladas (estimativa) de plástico acabaram no oceano em 2010. Se a tendência não for contrariada, mais de 150 milhões de lixo plástico vão acabar por ter o mesmo destino até 2025. Esta realidade não é apenas uma ameaça para os vitais ecossistemas no oceano, como os berçários de peixes e os recifes de coral, mas tem ainda efeitos nocivos no bem-estar e longevidade das mais diferentes espécies marinhas e nos humanos.

Os membros da NextWave vão partilhar a responsabilidade no desenvolvimento de um modelo sustentável que reduz a poluição de plásticos no oceano em escala, criando ainda benefícios económicos e sociais para as partes interessadas.

Além disso, o grupo vai garantir que a cadeia de fornecimento resultante conta com a infraestrutura e suportes necessários para responder à procura e para assegurar o alinhamento com os standards sociais e ambientais aprovados a nível global. Além disso, esta iniciativa vai confirmar a integridade da cadeia de fornecimento e a resultante integração de produto através de conformidade com a cadeia de responsabilidade e com a verificação de impactos por entidades independentes.

A Lonely Whale, organização não governamental dedicada a unir pessoas aos oceanos através de educação K-12, campanhas para o consumidor e soluções baseadas no mercado, será a responsável por juntar o grupo.

A NextWave vai envolver ativamente cientistas e defensores da causa que trabalham com as questões de lixo e saúde do oceano para criar um modelo sustentável que suporta as necessidades de comunidades costeiras e do meio ambiente. A iniciativa é apoiada pela UN Environment e foram feitos vários convites a parceiros do sector privado para que façam parte da campanha de Clean Seas, que reflete o seu compromisso com esta causa.

A NextWave prevê que – juntos – os parceiros consigam remover mais de três milhões de libras de plástico do oceano num espaço de cinco anos, o equivalente a 66 milhões de garrafas de água que não acabam assim no oceano. As empresas que participam nesta iniciativa concordaram com a redução de utilização de plástico nas suas operações e cadeias de fornecimento.

Neste esforço de redução da utilização de plástico que acaba no mar, é essencial que cada empresa avalie a sua própria pegada ecológica e elimine ou reduza significativamente a utilização de plásticos de utilização única ou não reciclável.

Esta iniciativa nasceu da relação entre a Dell e a Lonely Whale. Em 2015, a Dell criou uma parceria com Adrian Grenier, fundador da Lonely Whale, para informar empresas e consumidores sobre os perigos dos plásticos no oceano através da experiência Lonely Whale VR, powered by Dell.

A Dell apresentou o piloto de embalagens de plástico que teria como destino o oceano em fevereiro de 2017 e ajudou no lançamento da Clean Seas Initiative da UN Environment, através da qual mais de 33 países já adotaram medidas para reduzir o lixo que tem como destino o mar.

Em junho, a Dell e a Lonely Whale falaram nas Nações Unidas na UN Ocean Conference de 2017, onde a Dell assumiu o seu compromisso com o UN SDG Goal 14.

Google

Google lança novo serviço que permite evitar longas filas nas caixas de pagamento

Tecnológica portuguesa Frotcom chega aos Estados Unidos da América