in ,

DECO PROTESTE lança campanha Cabaz Controlado

Shopper saco

A DECO PROTESTE lançou a campanha Cabaz Controlado, que visa monitorizar os preços dos mais de 40 alimentos e garantir que a implementação do IVA zero se traduz numa efetiva redução dos preços ao consumidor.

Para acompanhar a evolução dos preços dos alimentos com isenção de IVA, basta aceder a www.cabazcontrolado.pt e criar um cabaz virtual com os bens alimentares essenciais  habitualmente comprados, entre os mais de 40 isentos de IVA. Personalizada a sua própria lista de compras, os consumidores receberão, semanalmente, as oscilações de preços dos produtos abrangidos pela medida IVA 0%. Esta lista de produtos pode ser atualizada a qualquer momento.

 

Denúncia prevista

Para além disso, é possível ainda denunciar exemplos de produtos alimentares abrangidos pela medida, nos quais não se tenha verificado uma efetiva isenção do IVA, ou em caso de suspeita de aproveitamento. Para efetuar a denúncia, basta enviar uma fotografia (por exemplo, da fatura ou do preço do produto na prateleira do supermercado), indicar a loja e fazer uma breve descrição da situação.

Desde o dia 5 de janeiro de 2022 que a DECO PROTESTE monitoriza, todas as semanas, o preço de 63 bens alimentares essenciais, como o leite, pão, ovos, hortícolas, frutas, leguminosas, carne, peixe e mercearias. Acreditamos que, através desta nova ferramenta, totalmente gratuita, os portugueses podem ajudar-nos a garantir a efetiva implementação da medida do IVA 0%” afirma Rita Rodrigues, diretora de comunicação e relações institucionais da DECO PROTESTE. “A informação é um bem essencial, por isso, pedimos a todos os consumidores que estejam atentos aos preços assinalados nos lineares, bem como os que aparecem na fatura final das suas compras”, acrescenta.

Com a ajuda de todos os consumidores, a DECO PROTESTE quer garantir que a implementação da medida IVA 0% se traduz numa efetiva redução dos preços.

Sogrape e Ach Brito

Ferreira e Ach. Brito lançam edição especial Dona Antónia

Logotipo Beiersdorf

Vendas da Beiersdorf crescem 12%