O conselho de administração da Danone acordou a recomendação, na assembleia geral anual, que terá lugar a 26 de junho, da aprovação do pagamento do dividendo proposto para 2019, assim como da aceitação da proposta do seu CEO, Emmanuel Faber, de reduzir em 30% a sua remuneração fixa para o resto do ano, a partir de 1 de julho.
Missão
A multinacional francesa assinala que a situação atual gera expectativas de que as empresas demonstrem a sua utilidade para a sociedade e para que as marcas de confiança vão mais além das suas formas normais de interagir com os consumidores.
Assim, a empresa reafirma o “firme compromisso” com o “modelo de criação sustentável de valor partilhado, que impulsionou a sua vão de negócio desde que estabeleceu o seu duplo projeto económico e social, pela primeira vez, em 1972. No coração deste modelo de negócio encontra-se a convicção de que o compromisso com todas as partes interessadas cria mais valor para todas, incluindo os acionistas”.
Como tal, na assembleia geral, o conselho de administração recomendará que a Danone se converta na primeira empresa cotada a adotar o modelo Enterprise à Mission, criado pela legislação francesa, em 2019. “Por o ADN da Danone no coração dos nossos estatutos para nos convertermos numa Entreprise à Mission pode ser um passo natural para nós. Mas não poderia ser mais oportuno e significativo, já que os trabalhadores, os consumidores, os clientes, os sócios, os governos e os acionistas veem agora a importância crítica de uma abordagem equilibrada para a criação e a troca de valor partilhado”, reforça Emmanuel Faber.