A Danone anunciou que deixará de apresentar na rotulagem dos seus produtos o Nutri-Score, nos seus produtos lácteos e à base de plantas para beber, a partir deste mês.
Desde a sua introdução, o sistema de pontuação Nutri-Score tem sido fortemente criticado por nutricionistas e especialistas, uma vez que, entre outras razões, penaliza a dieta mediterrânica e não consegue distinguir entre as gorduras naturais do azeite e as contidas nos produtos de panificação industrial.
Numa tentativa de alterar o sistema, o Nutri-Score lançou uma atualização do seu algoritmo, em 31 de dezembro de 2023. A reforma respondeu à necessidade de corrigir incentivos perversos, como, por exemplo, a tendência para abusar dos edulcorantes para evitar pontuações baixas devidas ao açúcar.
Nova pontuação
O novo sistema contém novas pontuações com as quais a Danone não concorda, nomeadamente a nova pontuação dos produtos lácteos e vegetais para beber, informa o Food Navigator. Enquanto anteriormente eram considerados “alimentos gerais”, desde a última alteração, todos os produtos lácteos líquidos foram reclassificados na categoria de bebidas.
Isto significa, por exemplo, que os leites desnatados e semi-desnatados foram despromovidos da categoria A (a mais saudável) para a B,e o leite gordo desceu da B para a C. Na categoria de bebidas, apenas a água tem uma pontuação A.
“Na Danone, sempre apoiámos a rotulagem baseada em evidências científicas e nutricionais e fomos pioneiros na incorporação voluntária do Nutri-Score nas nossas embalagens na Europa. No entanto, não concordamos com a revisão do algoritmo que transfere os produtos lácteos líquidos e as alternativas à base de plantas para a categoria das bebidas”, explica a multinacional francesa em comunicado. “Esta reforma dá uma visão errónea da qualidade nutricional dos produtos lácteos líquidos e dos produtos à base de plantas, em contradição com as orientações dietéticas europeias. Induz confusão entre os consumidores, ao atribuir diferentes pontuações Nutri-Score a produtos que têm um conteúdo nutricional semelhante na nossa dieta, apenas porque têm um formato diferente”, acrescenta.