O Cutty Sark Blended Scotch Whisky assinalou o 100.º aniversário numa celebração a bordo do famoso navio de três mastros Cutty Sark, com o lançamento do whisky comemorativo Cutty Sark “Edição Centenária” – uma tempestade de sabores.
Esta edição foi criada pelo master blender Stephen Woodcock, com uma mistura de whiskies selecionados nalgumas das destilarias mais lendárias da Escócia. Foram produzidas apenas 1.435 garrafas numeradas desta raridade de 23 anos. Na boca, destaca-se uma “tempestade” de caramelo e chocolate, que se transforma em notas de frutos suaves e especiarias. Esta edição apresenta-se com um packaging que se assemelha a uma vela principal, uma cortiça de cunho, um aceno ao cortador de chá de três mastros que é a inspiração constante da marca.
100 anos de marca
O lançamento desta edição é o culminar das celebrações do centenário da Cutty Sark, que incluíram também uma imagem especial e limitada de aniversário para o whisky “original” da Cutty Sark. Disponível a nível mundial, “apresenta um rótulo vibrante e uma caixa de oferta com a assinatura amarela da marca”.
Isto além de uma campanha de comunicação intitulada “Never-Ending Adventure”, que reflete o “espírito inovador da Cutty Sark, desde as raízes pioneiras da marca até ao contrabando para os Estados Unidos da América durante a Lei Seca e muito mais” e que ancora a Cutty Sark no seu mundo marítimo e honra o seu estilo aventureiro.
“O lançamento da nossa Edição Centenária repleta de sabores e grande profundidade transmite-nos o verdadeiro sabor do século de aventuras da nossa marca. Estamos a festejar o centenário em todo o mundo, graças à Edição de Aniversário e à nossa campanha de comunicação. Com o vento a bater nas nossas velas desde 1923, estamos ansiosos por partilhar muitas mais aventuras com os amantes do Cutty Sark nos próximos anos”, comenta Manon Brochet, brand manager da Cutty Sark.
Cutty Sark Edição Centenária
De cor tawny, o Cutty Sark Edição Centenária apresenta “aromas suaves de cobertura de limão, com passas e açúcar demerara. As notas de especiarias subtis e caramelo são cortadas por avelãs com um toque de carvalho”. Uma “verdadeira tempestade” de especiarias e doçura que envolve a boca, com o aroma de gengibre a surgir com carvalho polido, juntamente com notas de frutos escuros, caramelo e chocolate. Aparecem substis e suaves sabores a nozes, couro polido e tabaco.
De final de boca longo e persistente, “com notas folhas de outono. Os taninos e a laranja cristalizada a transformarem-se em especiarias suaves e frutos silvestres”.
Filtrado sem refrigeração, apresenta um ABV: 52,2% e tem um PVP recomendado de 900€.