in

Cuba vai permitir investimento estrangeiro no comércio

Governo alivia barreiras à entrada pela primeira vez em 60 anos

Fotos Shutterstock

O Governo de Cuba vai permitir o investimento estrangeiro no comércio grossista e retalhista e, pela primeira vez em 60 anos, as empresas internacionais poderão aceder ao sector comercial cubano.

Concretamente, foi anunciada uma série de novas medidas para promover o investimento estrangeiro no comércio grossista, incluindo empresas com capital 100% estrangeiro, e através de joint-ventures no comércio a retalho.

 

Flexibilização

As novas medidas visam eliminar o carácter excecional da participação do investimento estrangeiro no comércio a retalho, prevalecendo o cunho estatal, mas não restritivo como até agora. Da mesma forma, no que diz respeito ao comércio por grosso, para além das modalidades habituais de joint-ventures e contratos de associação económica internacional, será também avaliada a participação de empresas com capital totalmente estrangeiro.

As empresas que estão em Cuba há muitos anos e que hoje têm representações ou sucursais serão as primeiras a candidatar-se à constituição destes negócios.

inflação portugueses

Inflação na zona euro atinge 10,7% em outubro e bate novo recorde

Luxo

Mercado global de luxo vai crescer 21% em 2022