Young happy customer woman wears casual clothes read check bill shopping at supermaket store grocery shop buying with trolley cart choose products in hypermarket. Purchasing food gastronomy concept
Imagem: Shutterstock
in

Croácia obriga retalhistas a divulgar preços online diariamente

Nova medida do governo pretende reforçar a transparência

Oiça este artigo aqui:

A partir de 15 de maio, todos os retalhistas na Croácia serão obrigados a publicar diariamente nos seus websites listas de preços em formato legível, incluindo eventuais custos adicionais.

A medida abrange produtos alimentares, bebidas, artigos de higiene, cosmética, limpeza e utilidades domésticas.

 

Modelo israelita como inspiração

A nova obrigação regulamentar, inspirada no chamado “modelo israelita”, visa facilitar a comparação de preços entre insígnias e aumentar o poder de decisão dos consumidores. A par da publicação online, os retalhistas terão de exibir, de forma visível nas lojas e em publicidade, o preço normal e qualquer custo adicional aplicado no dia.

Segundo o governo croata, esta ação pretende mitigar práticas comerciais desleais, reforçar a confiança no mercado e permitir o acompanhamento mais eficaz de tendências e ruturas na cadeia de abastecimento.

O ministro da Economia, Ante Šušnjar, sublinhou que a medida é parte de uma estratégia mais ampla de defesa do consumidor e de combate à inflação. “Queremos enviar uma mensagem clara de que o governo da República da Croácia está totalmente empenhado em preservar o poder de compra da população, garantir condições de mercado justas e combater aumentos de preços injustificados nos produtos básicos”, afirmou.

 

Impacto no sector

A medida oferece, segundo Ante Šušnjar, regras comerciais mais claras para os operadores, contribuindo para um ambiente de maior transparência e previsibilidade no relacionamento com os consumidores. Segundo dados da Inspeção do Estado, 73% dos retalhistas já cumpre normas anteriores relacionadas com transparência de preços.

Em março, as vendas a retalho na Croácia cresceram 3,6% face ao mês anterior, recuperando de uma quebra em fevereiro. As vendas de produtos alimentares, bebidas e tabaco caíram 2,2%, uma descida mais moderada do que os 4,7% registados no mês anterior.

Na Europa, apesar de não existir uma imposição uniforme, têm vindo a surgir iniciativas dispersas, sobretudo ligadas a plataformas voluntárias de comparação de preços, acordos com autoridades da concorrência ou programas-piloto. Em França, por exemplo, o governo lançou, durante a crise inflacionista de 2022/2023, um pacto com a grande distribuição para limitar os preços de bens essenciais, enquanto a Bélgica discutiu a criação de um “cesto transparente” de consumo básico. Já na Alemanha e na Áustria, a digitalização dos folhetos e promoções tem sido incentivada com foco na literacia do consumidor e eficiência ecológica.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bruno Farias

Diretor na revista Grande Consumo. Um eterno sonhador, um resiliente trabalhador. Pai do Afonso e do José.

Bordeaux , France - 01 14 2024 : casa logo brand and text sign shop house casashops.com home decoration store entrance facade

Casa declara falência nos Países Baixos após colapso na Bélgica

GirodMédias

GirodMédias inetgra APS Media na sua estrutura