in , , ,

Crescem as vendas de produtos premium

Um em cada quatro euros gastos no grande consumo vai para produtos premium, segundo um estudo realizado pela Nielsen em Espanha. As vendas destes produtos cresceram 6%, duplicando o crescimento das de produtos ditos convencionais.

A categoria de cuidado do lar é a mais dinâmica, já que as vendas cresceram 10%, multiplicando por cinco o acréscimo da categoria no seu conjunto. O produto premium mais comprado é o papel higiénico, seguido do detergente e do detergente manual para a loiça.

Onde o premium tem maior peso é na categoria de beleza e cuidado pessoal, representando um terço das vendas totais da categoria. Destacam-se as escovas de dentes, a maquilhagem para os lábios e os produtos de limpeza facial.

Na categoria de alimentação, o gourmet cresce 6% e destaca-se nos produtos lácteos, conservas, frescos e congelados embalados. Também nas bebidas o premium cresce 6%, com as cervejas a serem dos produtos mais dinâmicos.

O aspeto emocional é importante na venda destes produtos. Três em cada 10 consumidores indicam que a compra de produtos premium os faz sentir seguros, mais de 20% que os faz sentir bem e com uma sensação de triunfo, além de que lhes permite demonstrar o seu estatuto. “O desafio é tornar o produto visível, já que os consumidores só percecionam realmente 40% dos produtos e apenas estão 15 segundos de frente para o linear. Por isso, é importante trabalhar aspetos como o packaging com aparência luxuosa e proporcionar ao produto um apoio contínuo em marketing e comunicação”, sustenta Gustavo Núñez, diretor geral da Nielsen Espanha.

Primark aumenta volume de negócios em 18,5%

Kraft Heinz desinveste no estrangeiro