Oiça este artigo aqui:
O grupo norte-americano de cosmética Coty anunciou a venda da sua participação remanescente de 25,8% na marca de cuidados capilares Wella à gestora de ativos KKR, numa transação avaliada em 750 milhões de dólares (aproximadamente 640 milhões de euros).
Apesar da venda, a Coty manterá o direito a 45% de quaisquer receitas futuras resultantes de uma eventual venda ou oferta pública inicial (IPO) da Wella, após ser garantido o retorno preferencial da KKR, reporta a Reuters.
A dona das marcas Rimmel e Max Factor afirmou que irá utilizar a maior parte do valor para reduzir a sua dívida. A operação marca a conclusão de um programa iniciado em 2020 com o objetivo de simplificar o portefólio e as operações do grupo.
A Coty tem enfrentado dificuldades nos últimos anos, pressionada pela forte concorrência no segmento de cosmética de grande consumo e pela fraca procura de cosméticos de cor. As ações da empresa acumulam uma queda superior a 70% nos últimos dois anos, apesar de terem subido cerca de 2% no pré-mercado após o anúncio.
Em 2015, a Coty adquiriu a Wella à Procter & Gamble no âmbito de um negócio de 12,5 mil milhões de dólares. Fundada em 1904, em Paris, a Coty licencia fragrâncias de marcas como Gucci, Chloé e Burberry e está atualmente avaliada em cerca de 2,8 mil milhões de dólares.




