Uma investigação feita no Brasil determinou que a cor e a descrição na embalagem das barras de cereais têm uma grande influência na compra de barras de cereais.
A investigação do Departamento de Tecnologia Alimentar da Universidade Federal de Viçosa e do Departamento de Engenharia Alimentar da Universidade Federal do Espírito Santo concluiu que, tal como acontece com outros produtos, o verde ou o branco da embalagem faz com que os consumidores considerem o produto mais saudável. Já as etiquetas nutricionais são decisivas na ausência de determinados aspetos estéticos.
Para elaborar o estudo recorreu-se à participação de 19 pessoas a quem se pediu para comentar o que achavam das diferentes barritas, o que lhes chamava mais a atenção e que fatores consideravam mais importantes na sua decisão de compra. Noutra prova, pediu-se a 102 consumidores que avaliassem seis marcas comerciais. Após analisar os resultados de ambas as provas, concluiu-se que o design da embalagem desempenhou um importante papel na hora de persuadir os consumidores a comprar o produto, com a estética e o formato a serem decisivos. A informação de atributos como “sem aditivos” e “alto conteúdo em Ómega 3” também influencia a decisão de compra.


