Grilos desidratados e temperados, para consumir como snack ou topping, são a mais recente novidade da gama Portugal Bugs disponível nas lojas Continente, nos corners Food Lab.
Tasty Crickets com sal marinho, com Tomilho e Pimenta e com Tomate e Orégãos são as três novidades disponíveis. Podem ser consumidos como snack ou adicionados como topping crocante em saladas, sopas e massas.
Selo Continente Food Lab
Produzidos pela startup Portugal Bugs, sediada em Matosinhos, estes produtos têm o selo Continente Food Lab, projeto que permite divulgar de uma forma facilitada os artigos mais inovadores e as novas tendências alimentares mundiais aos clientes do Continente. Os produtos Continente Food Lab são lançados numa ótica experimental e dinâmica, em que o feedback dos clientes é crucial para que se mantenham nas lojas.
Os insetos, consumidos por cerca de um terço da população mundial, constituem uma fonte proteica sustentável, são ricos em fibra, vitaminas, minerais e em ácidos gordos essenciais. De notar que estes produtos podem causar reações alérgicas a consumidores com alergia conhecida a crustáceos e produtos derivados e aos ácaros do pó.
Produção de insetos
Quando comparada com outras fontes proteicas animais, a produção de insetos tem menor impacto ambiental, devido à menor pegada hídrica, menor emissão de gases com efeito de estufa, menor consumo de ração e menor exigência de solo fértil.
O Continente foi a primeira marca de retalho nacional a comercializar produtos alimentares à base de insetos, após a Direcção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) ter autorizado o consumo de sete espécies de insetos no país. Os primeiros produtos foram lançados em agosto de 2021, através do Continente Food Lab.
As barras cruas de insetos, disponíveis em quatro combinações de sabores (chocolate e amêndoa, figo e laranja, maçã e canela, manteiga de amendoim e mel), são as referências com maior número de vendas nas lojas Continente.