in ,

Continente estreia-se na venda de produtos alimentares à base de insetos

O Continente é a primeira marca de retalho nacional a comercializar produtos alimentares à base de insetos, após a Direcão-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) ter autorizado o consumo de sete espécies de insetos no país.

Os clientes podem encontrar, em 10 lojas Continente, Tenebrio molitor comercializado em snacks, barras proteicas e farinha, do produtor nacional Portugal Bugs, com preços que variam entre os 1,79 euros e os 9,95 euros.

 

Gama

Guilherme Pereira e Sara Martins, da Portugal Bugs

Os snacks Tasty Mealworms são insetos desidratados temperados com pimenta cayenne ou sal marinho, ricos em proteína e fonte de fibra. Além de serem um snack rápido, prático e nutritivo, podem ser adicionados como topping em saladas, sopas e massas.

As barras proteicas Mealworm Bites são elaboradas a partir de ingredientes 100% naturais e são fonte de proteína e ricas em fibra. Os sabores disponíveis são chocolate e amêndoa, figo e laranja, maçã e canela, manteiga de amendoim e mel.

A farinha, feita 100% a partir de Tenebrio molitor, é rica em proteína e fonte de fibra e pode ser utilizada para enriquecer receitas de pão, bolachas, bolos, panquecas, batidos.

De notar que estes produtos podem causar reações alérgicas a consumidores com alergia conhecida a crustáceos e produtos derivados e aos ácaros do pó.

 

Insetos

Os insetos, consumidos por cerca de um terço da população mundial, constituem uma fonte proteica sustentável, são ricos em fibra, vitaminas, minerais e em ácidos gordos essenciais.

Quando comparada com outras fontes proteicas animais, a produção de insetos tem menor impacto ambiental devido à menor pegada hídrica, menor emissão de gases com efeito de estufa, menor consumo de ração e menor exigência de solo fértil.

Paula Jordão, diretora comercial da Sonae MC

Produzidos pela startup Portugal Bugs, sediada em Matosinhos, estes produtos têm o selo Continente Food Lab, projeto que permite divulgar, de uma forma facilitada, os artigos mais inovadores e as novas tendências alimentares mundiais aos clientes do Continente. Os produtos Continente Food Lab são lançados numa ótica experimental e dinâmica, em que o feedback dos clientes é crucial para que se mantenham nas lojas. “O investimento em produtos inovadores é uma aposta constante do Continente. Pretendemos dar a conhecer novos produtos e sensibilizar os clientes para os benefícios de uma alimentação saudável e sustentável, promovendo, sempre que possível, produtos nacionais. Esperamos uma reação de grande interesse por parte dos nossos clientes. Os portugueses têm vindo a mudar a sua alimentação e isso vê-se na alteração de padrões de consumo. O consumo de insetos é uma tendência mundial, com propriedades nutritivas muito interessantes e com custos de produção inferiores, além da redução de impacto ambiental”, explica Paula Jordão, diretora comercial da Sonae MC.

Atualmente, o Continente Food Lab está presente em 10 hipermercados – Continente Matosinhos, Continente Colombo, Continente Gaia Shopping, Continente Gaia Jardim, Continente Telheiras, Continente Oeiras, Continente Vasco da Gama, Continente Cascais, Continente Antas e Continente CoimbraShopping – e são também cobertas as zonas da Grande Lisboa e Porto através do Continente Online.

Os produtos da Portugal Bugs podem ser encontrados nos corners do Continente Food Lab, expositores situados em corredor central nestes 10 hipermercados. Brevemente, estarão também disponíveis na loja Continente Labs, localizada no centro de Lisboa.

 

Saiba mais sobre o consumo de insetos na edição n.º 69 da Grande Consumo.

Publicidade

Lidl Portugal vai atingir neutralidade carbónica em 2022

Blédina Júnior

Blédina Júnior apresenta snacks biológicos