in

Consumidores valorizam qualidade em vez de promoções

Os consumidores valorizam cada vez mais a qualidade em detrimento das promoções na hora de decidir comprar um produto. A conclusão é de um estudo da Escolha do Consumidor sobre as tendências de consumo em Portugal, que se debruçou sobre dados referentes aos últimos quatro anos (2013-2016).

O consumidor está muito mais alerta para os produtos, serviços e marcas que o satisfazem que para a vertente preço”, indica José Borralho, responsável pela Escolha do Consumidor. No caso de produtos de higiene para o lar, os consumidores escolhem a promoção, mas tal já não acontece quando se consideram os produtos da categoria higiene pessoal, “onde a questão da qualidade ganha peso”, revela ainda José Borralho.

O estudo analisou oito grandes setores e mais de 40 categorias de produtos e explica que a relação qualidade/preço continua a ser o principal motivo que leva os consumidores portugueses a escolher uma marca em detrimento de outra.

No que diz respeito à grande distribuição, o estudo indica que “a diversidade de produtos e a credibilidade das marcas” são cada mais influentes no ato de compra. Para além disso, a Escolha do Consumidor destaca que no que diz respeito aos produtos alimentares, as novidades e as promoções ganham importância, tal como a qualidade e exclusividade. “No caso específico do café, 91% dos inquiridos afirma que a qualidade é o ponto essencial na escolha da marca a comprar”, refere.

Aldi avança com postos de gasolina

Alimentação orgânica está enraizada na Europa