in ,

Consumidores exigem experiência de compra física conectada e digital

À medida que o comércio eletrónico continua a crescer a um ritmo acelerado, os consumidores desejam cada vez mais uma experiência de compra física conectada e digital.

Segundo o estudo “Analogue to Automated: Retail in the Connected Age”, elaborado pelo Planet Retail RNG para Displaydata, 90% das vendas ainda se concluem nas lojas, o que sustenta as oportunidades para o retalho físico, mas também as ameaças, já que os consumidores são cada vez mais conhecedores de tecnologia.

O estudo revela que  67% pensa que a tecnologia implementada na loja melhora a sua experiência de compra e tem influência ou muita influência na escolha do retalhista. 27% quer ser identificado como um comprador fiel.

Os três principais tipos de serviços digitais que os compradores desejam ter na loja são o Wi-Fi público gratuito e seguro (38%), promoções diretamente no seu dispositivo móvel (33%) e etiquetas de preços eletrónicas (31%). O estudo revela que 42% dos clientes tiveram recentemente uma má experiência em loja devido à ausência de Wi-Fi, à falta de informação nos lineares e às diferenças de stock entre a loja e o online.

Relativamente aos preços, para 80% dos inquiridos,  este fator tem a maior influência nas decisões de compra. Não obstante, 65% dos retalhistas afirmam que não podem implementar todas as mudanças de preços e promoções desejadas pelos consumidores. Apesar de quase dois terços (65%) destes afirmarem que receberiam com agrado as mudanças de preço, ao longo do dia se, por exemplo, um produto se aproximasse do fim da data de validade, um quarto dos retalhistas não estão convencidos da aceitação dos clientes se mudassem os preços com maior frequência. Porém, 84% concorda que a capacidade de estabelecer preços dinâmicos pode ajudar a melhorar as margens e a gerar eficiência.
Neste contexto, os retalhistas confirmaram que melhorar a estratégia de preços e promoção é a sua prioridade estratégica em 2018, citada por quase metade (48%) dos inquiridos. Segue-se a melhoria das experiências do cliente na loja (45%) e o compromisso com o cliente digital (42%).

Continente promove feira dedicada ao Mundial 2018

Chega a Portugal máquina de cerveja à pressão Heineken THE SUB