in

Conforama lança marketplace em Portugal e prevê alcançar 100 mil produtos no primeiro ano

Conforama

A Conforama transforma a sua plataforma digital de e-commerce num novo marketplace, com o objetivo de continuar a expandir a sua variedade de produtos, sob o seu compromisso de apostar em produtos de diferentes gamas e de diferentes estilos, e em converter-se no maior centro comercial de produtos para o lar.

David Almeida, CEO da Conforama, explica que “o lançamento do marketplace está totalmente alinhado com a nossa estratégia de crescimento, centrada em oferecer aos nossos clientes a maior e melhor oferta de produtos para o lar, além de continuar a crescer de forma sólida e em torno do digital, de onde já recebemos mais de 115 mil pedidos por ano em toda a Península Ibérica, cerca de 44 mil em Portugal”.

 

100 mil produtos

A abertura da utilização da plataforma digital da Conforama a terceiros “não só vai permitir uma mais vasta e variada oferta de produtos, como vai permitir que a empresa tenha a oportunidade de entrar em novas categorias de produto“, afirma em comunicado. Pela primeira vez, e de forma gradual, produtos nas categorias têxtil, banho, bebé, desporto e animais de estimação vão passar a fazer parte do portfólio da Conforama.

Neste sentido, a previsão é atingir os 100 mil produtos no primeiro ano do lançamento, com produtos de mais de 300 marcas, e alcançar um milhão em cinco anos, com uma montra de mais de duas mil marcas. Este volume de produtos vai aumentar a um ritmo superior a mil produtos por semana, diz a marca.

O lançamento do marketplace faz parte da estratégia de digitalização que a empresa de retalho tem vindo a implementar e que acelerou no último ano. Para Marta Gil, diretora de marketing da Conforama, “mantendo o nosso modelo de comercialização híbrido, com 56 lojas em Espanha e Portugal e um canal de e-commerce próprio, queremos impulsionar a plataforma”.

 

Conforama online

Atualmente, em ambiente online, a Conforama já recebe 115 mil encomendas por ano e, para 2023, a empresa estima que 10% do total de vendas online provenha do marketplace. Um número que, em cinco anos, se espera que se chegue aos 25% a 30%. Além disso, com esta grande aposta, a Conforama espera que o marketplace venha a representar entre 30% e 50% do volume de negócio da empresa.

A nossa experiência e a notoriedade da marca, bem como o acesso a tecnologia segura e eficiente, representam uma grande oportunidade para os diferentes fornecedores externos que desejam juntar-se ao nosso mercado”, salienta David Almeida. Com este novo espaço, a Conforama quer continuar com o seu compromisso de impulsionar o mercado local e pretende ter uma rede de fornecedores no marketplace composta por 50% de empresas nacionais.

Numa primeira fase, o marketplace da Conforama arrancou no mercado espanhol com mais de 15 mil produtos disponíveis. Este mês, arranca em Portugal com cinco mil produtos disponíveis.

Os serviços digitais da Conforama permitem complementar as suas lojas físicas. Em 2022, foram realizados vários projetos de digitalização, como o lançamento da app e do serviço e-commerce, que atualmente inclui serviços como Click&Collect, Drive&Collect e Home Delivery, bem como vendas por telefone.

KAFFA

KAFFA reforça portfólio de café em grão e lança primeiros produtos no segmento moídos

Aviludo

Kai Schneider assume liderança da Aviludo