in

Compras online são quase universais na Alemanha

As compras online são quase universais na Alemanha, de acordo com uma nova pesquisa da Mintel. Mais de nove em cada 10 (92%) utilizadores de Internet alemães fizeram uma compra online nos últimos 12 meses.

Além disso, quase todos os grupos demográficos fizeram a mudança para a compra online, já que até 89% dos utilizadores com mais de 65 anos de idade compraram pela Internet no ano passado. N

a Alemanha, os “pure players” dominam, com 96% dos compradores online no país a fazerem uma compra num retalhista sem rede de lojas no ano passado. “A Alemanha tem uma das maiores taxas de penetração entre as principais nações europeias quando se trata de acesso à banda larga, à frente da Espanha, França e Itália. Como resultado, fica claro que as compras online atingiram quase todos os grupos demográficos. Mesmo os retalhistas que visam clientes mais velhos têm que aceitar a probabilidade de estes estarem cada vez mais a comprar online, o que significa que uma abordagem multicanal é essencial para quase todas as operações de retalho na Alemanha”, indica Thomas Slide, analista sénior de retalho da Mintel.

Quase dois terços dos consumidores alemães (64%) compraram roupas, calçado ou acessórios online no ano passado, tornando-se a categoria de produto mais popular. Na verdade, esta categoria tem quase o dobro da dimensão do entretenimento (36%) e pequena eletrónica (33%), a segunda e terceira categorias mais populares.

Embora o mercado esteja a receber amplo interesse, apenas 22% dos consumidores alemães compram alimentos e bebidas online. No entanto, apesar de continuar a ter uma participação minúscula nas vendas online (1,9%), as vendas de alimentos estão a crescer significativamente, num aumento de 21,2%, para 1,1 mil milhões de euros, em 2017.  “O comércio eletrónico alemão continua a experimentar um forte crescimento, mas a categoria é dominada pelos ‘pure players’ e é fortemente direcionada a categorias de produtos específicos. Embora os sectores de vestuário e eletrónica estejam agora bem estabelecidos online, outras categorias, incluindo alimentos, permanecem notavelmente subdesenvolvidas, proporcionando o potencial de crescimento no futuro. Embora as compras online sejam quase universais na Alemanha, dependendo da idade, os consumidores dão prioridade a diferentes aspetos da sua experiência de compra”.

As devoluções gratuitas parecem ser o fator mais importante para os compradores online alemães, já que mais da metade (52%) classifica isso como “extremamente importante”, mais do que qualquer outro recurso. Embora os alemães de todas as idades pareçam apreciar as devoluções grátis, outros fatores da experiência de compra online dependem da idade. Os consumidores online mais jovens estão mais preocupados com a flexibilidade das opções de entrega, com a entrega expresso ser descrita como “extremamente importante” por 20% dos jovens de 16 a 24 anos, significativamente mais do que a média nacional de 11%.

Os consumidores mais jovens também valorizam uma ampla gama de pontos de recolha mais do que os mais velhos, já que 23% dos jovens de 16 a 24 anos consideram isso extremamente importante, comparado a apenas 15% dos consumidores em geral e a apenas 11% de mais de 65 anos de idade. Um site móvel fácil de usar é ainda mais importante para os consumidores jovens: quase metade dos jovens de 16 a 24 anos (49%) considera isso extremamente importante, em comparação com menos de um terço (30%) dos consumidores em geral.

Projeto europeu de robot da vinha regressa ao Douro

Amazon cria a primeira department store sem caixas de pagamento na Coreia do Sul