in

Compras escolares são feitas duas semanas antes do início das aulas

A altura de escolher os materiais é, por norma, uma das favoritas entre os mais novos. Cadernos, lápis e mochilas são escolhidos a dedo e seguem as tendências e modas entre os mais pequenos. O Observador Cetelem Regresso às Aulas 2018 quis perceber com que antecedência se preparam os educadores para as compras escolares. As conclusões apontam que a maioria efetua as aquisições duas semanas antes do início da época escolar e fazem-no cada vez mais num único momento.

Em 2014, a maioria dos encarregados de educação manifestavam a intenção em comprar material escolar ao longo do ano, com 54% dos inquiridos pelo Observador Cetelem Regresso às Aulas 2018 a expressarem esta intenção, face a 46% que preferiam fazer todas as compras num momento único.

Nos últimos seis anos verifica-se o crescimento da tendência de adquirir todo o material num único momento, e a opção passa pelo início do período escolar – ao invés de repartir as compras ao longo do ano. Assim, em 2013 cerca de 47% dos portugueses distribuía as suas compras pelo decorrer do ano, enquanto que 51% o fazia num momento único.

A compra de material escolar um momento único representava 45% em 2014, 51% em 2015, 59% em 2016, 63% em 2017. Em 2018 representa 69% das intenções.

As conclusões apontam que 46% dos inquiridos farão as aquisições do material duas semanas antes do início das aulas. E 22% referem que as compras são feitas um mês antes, um aumento residual de 3% face a 2017. A soma destes valores aponta para que 68% dos inquiridos façam as compras entre um mês e duas semanas antes das aulas começarem.

E se os portugueses têm a reputação de deixar tudo para a “última hora”, os números deste ano parecem confirmar, com 29% a afirmarem que farão as compras cerca de uma semana antes das aulas começarem ou mesmo já depois do seu início. De acordo com as entrevistas realizadas para o Observador Cetelem, a semana que antecede o recomeço escolar é escolhida por 12% dos portugueses fazerem as suas compras. Comprar depois do início das aulas é a época de eleição para 17% dos encarregados de educação.

Publicidade

No último ano venderam-se cerca de 9 milhões de preservativos

LG apresenta a primeira TV OLED 8K na IFA 2018