in , ,

Antecipa-se grande aumento nas compras online de FMCG

70% dos consumidores norte-americanos vão fazer online as compras de bens de grande consumo, até 2024, de acordo com um relatório do Food Marketing Institute (FMI) e da Nielsen.

A despesa está estimada em 100 mil milhões de dólares (80 mil milhões de euros), o equivalente a todas as famílias norte-americanas gastarem, anualmente, 850 dólares (682 euros) online para alimentos e bebidas.

De acordo com o estudo “Digital Engaged Food Shopper”, as compras omnicanal passaram o ponto de inflexão, colocando as compras online num caminho acelerado. Entre o ritmo da mudança, a adoção e a omnipresença do online, o tempo para atingir os 100 mil milhões de dólares foi reduzido para metade.

Os fabricantes de alimentos e bebidas e os retalhistas “brick-and-mortar” precisam de se preparar para a crescente paisagem de digital, de acordo com o estudo. “As pessoas, os processos e a tecnologia são o trio para um verdadeiro modelo de colaboração omnicanal“, afirma Mark Baum, do FMI.

O relatório aconselha os retalhistas a adotar as várias medidas para o sucesso omnicanal, tais como alinhar estruturas organizacionais e integrar ofertas digitais em paralelo com as operações físicas. Devem ainda integrar previsões online e offline, para que a quantidade certa de stock esteja disponível para atender pedidos através de qualquer canal, e otimizar os pontos de vista do comprador, agregando as informações do mesmo numa visão única e abrangente do cliente. O estudo alerta ainda para a necessidade de melhorar o marketing e as promoções e combinar as capacidades dos lineares digitais e em loja para criar uma experiência de compra perfeita.

O sector do retalho atualmente na era da experimentação digital, onde o roteiro sobre como navegar e alcançar um crescimento real e lucrativo continua a evoluir“, defende Chris Morley, presidente FMCG e retalho na Nielsen. “Embora a análise vá continuar a ser importante, para que os retalhistas e os fabricantes entendam o comprador digital de alimentos num nível mais profundo, uma abordagem colaborativa para equilibrar as estratégias de vendas físicas e digitais é a chave para desbloquear o sucesso omnicanal“.

Compras online em Portugal ascenderam a 4,6 mil milhões de euros em 2017

Vendas globais de dispositivos aumentarão 2,1% em 2018