O Natal está a gerar um aumento de contratações nos sectores do comércio e logística, dois dos sectores que registam maior procura nesta altura do ano devido às compras de Natal e que sentem a necessidade de reforçar as suas equipas.
Numa auscultação ao mercado, o Eurofirms Group destaca o crescimento registado nas contratações face ao período homólogo. No sector do comércio, houve um aumento de 20% na primeira metade do 4.º trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Este aumento das contratações no comércio pretende dar resposta “ao maior volume de compras que tradicionalmente são feitas nesta altura do ano”.
Logística com maior dinâmica de contratação
Os dados do Eurofirms Group evidenciam que na logística também há uma maior dinâmica na contratação de trabalhadores, algo que está diretamente relacionado com a maior dinâmica registada no sector do comércio, que gera picos de encomendas no último mês do ano. No sector logístico estima-se um crescimento de 2% no volume de contratações em relação a 2023.
Os dados revelados pelo Eurofirms Group indicam uma maior diversidade nos perfis procurados no sector comercial, comparativamente ao sector logístico.
Perfis mais procurados
No comércio, os perfis mais procurados são os de comercial, vendedor, gestor comercial; assistente de vendas e operador de armazém. Os perfis mais orientados para as vendas, casos de vendedor, gestor comercial, assistente de vendas e comercial, representam 45% do total de ofertas de emprego publicadas neste sector. Lisboa, Porto e Braga são as cidades que concentram a maioria das ofertas para estes perfis.
Já na área da logística os mais procurados são operador de armazém, operadores logísticos e motoristas. Neste sector, destaca-se o aumento das ofertas de emprego relacionadas com os perfis de operadores de armazém, representando mais de 30% do total de ofertas de emprego, mesma percentagem para os perfis de motoristas. Estes dois perfis representam mais de metade das vagas procuradas neste sector. Lisboa, Porto e Aveiro são as cidades que registam mais ofertas destes perfis.
“As empresas do sector do retalho sentem, muitas vezes, a necessidade de reforçar as suas equipas nesta altura do ano devido ao aumento das compras e da atividade diária nas áreas comerciais. O sector logístico é impactado por esse maior dinamismo, com um aumento significativo no número de pedidos, motivo pelo qual tem mais vagas disponíveis. Esta é uma fase muito dinâmica de recrutamento. O processo de contratação é mais ágil, embora na maioria dos casos sejam empregos temporários”, refere Lucília Queirós, National Corporate Sales & Foundation Leader da Eurofirms Portugal.
“O aumento das contratações nos dois sectores este ano acompanha a melhoria económica em Portugal, o que deverá traduzir-se num aumento nas vendas no Natal”, conclui.