in

Como será a embalagem para alimentos mais sustentável do mundo?

A Tetra Pak está a trabalhar para introduzir no mercado a embalagem para produtos alimentares mais sustentável do mundo: uma embalagem de cartão, fabricada exclusivamente a partir de materiais renováveis ou reciclados, obtidos de forma responsável, que seja totalmente reciclável e neutra em emissões de carbono, segura e funcional.

A campanha global “Go Nature. Go Carton” (“Escolha Natureza. Escolha Cartão.”), lançada em Portugal, dá voz ao compromisso da empresa. “A crise global, social e ambiental exige uma mudança urgente nos compromissos da indústria e da sociedade. Na Tetra Pak, estamos a traçar o percurso rumo à embalagem mais sustentável adequada para uso alimentar. Mas não estamos sozinhos neste caminho. Com o apoio dos nossos clientes, colaboradores e sócios, podemos marcar a diferença”, destaca Ramiro Ortiz, diretor geral da Tetra Pak Iberia.

Atualmente, todas as embalagens de cartão da Tetra Pak têm certificação FSC (Forest Stewardship Council). Além disso, foi a primeira empresa de embalagens a utilizar polímeros de origem vegetal, provenientes da cana-de-açúcar, com certificação Bonsucro. Estas duas certificações confirmam que se trata de materiais oriundos de fontes geridas de forma responsável, que contribuem para a proteção da biodiversidade e que apoiam as comunidades locais.

 

Neutralidade carbónica

A Tetra Pak comprometeu-se a incluir, até 2025, no mínimo, 10% de polímeros reciclados nas suas embalagens comercializadas na Europa e já deu início à realização de testes em plásticos reciclados que obtiveram a certificação RSB.

Outro dos compromissos passa por reduzir para zero as emissões líquidas de gases de efeito de estufa nas suas próprias operações e utilizar 100% de eletricidade renovável, em 2030. Estas duas medidas visam alcançar a neutralidade carbónica em toda a cadeia de valor em 2050.

 

Prevenir o desperdício alimentar

Prevê-se que a população mundial alcançará os 9,1 mil milhões de pessoas, em 2050, o que representa um aumento de um terço em relação ao valor atual, pelo que haverá também um aumento das necessidades relativas à alimentação. Neste contexto, a embalagem tem um papel fundamental quando se trata de manter os alimentos seguros, protegidos, nutritivos e disponíveis para este número crescente de pessoas.

A Tetra Pak desenvolve embalagens para alimentos que garantem a segurança e ajudam a reduzir o desperdício alimentar e disponibiliza tecnologias avançadas de processamento e embalagem de alimentos, com formas e tamanhos adaptados às necessidades atuais, que ajudam a reduzir o desperdício e, consequentemente, o impacto no meio ambiente dele resultante.

 

Reciclagem

A Tetra Pak comprometeu-se também a melhorar a capacidade de reciclagem da própria embalagem e a apoiar o desenvolvimento de sistemas integrados de recolha, classificação e reciclagem dos resíduos.

Em Portugal, de acordo com o Radar da Reciclagem da Sociedade Ponto Verde, cerca de nove em cada 10 portugueses fazem a reciclagem de embalagens e consideram que este é o comportamento que mais permite contribuir para a proteção do ambiente. A Tetra Pak está a trabalhar, neste âmbito, num plano específico de ações em Portugal, que visam contribuir para o aumento das taxas de reciclagem, e  a desenvolver e a implementar inovações nas soluções que apresenta, como é o caso das palhinhas de papel e das tampas integradas nas embalagens, fabricadas com polímeros vegetais e que permitem uma melhor reciclagem, uma vez que, ao estarem unidas às embalagens, é reduzido o risco de dispersão durante o processo de recolha e reciclagem.

Publicidade

GEFCO

GEFCO Portugal nomeia Ricardo Pereira para a direção comercial

BIC CLICK 3 Soleil Sensitive

BIC lança lâmina feminina especial para peles sensíveis