in

Comissão Europeia prevê queda na produção de leite

A Comissão Europeia prevê uma queda na produção de leite na União Europeia nos próximos dois anos, fixada em 0,7% em 2018 e em 0,5% em 2019.

Pelo contrário, Bruxelas estima um crescimento na produção de queijo de 2% este ano e de 0,8% em 2019, assim como de leite em pó.

O Executivo comunitário relembra que o preço do leite cru aumentou 20%, para quase 38 euros por cada 100 quilogramas, em novembro de 2017, devido à queda na recolha de leite no final do ano anterior e inícios do ano passado, assim como ao aumento da procura. Em janeiro, o preço caiu para os 35,7 euros por cada 100 quilogramas, com a Comissão Europeia a esperar que a tendência se mantenha nos próximos meses. “Apesar da procura sustentada para os produtos lácteos da União Europeia e uma recoleção menor que a esperada na Nova Zelândia, a expansão da produção de leite na União Europeia e nos Estados Unidos pode trazer uma pressão adicional sobre os preços”.

A União Europeia foi o principal exportador de produtos lácteos a nível mundial em 2017, quando as exportações cresceram 10% e o consumo doméstico aumentou 0,8%. De acordo com Bruxelas, em 2018, as exportações de produtos lácteos frescos poderão crescer 5% e estabilizar em 2019.

Publicidade

Publicidade

Tarifas de Trump ameaçam o comércio

Europastry integra projeto para a redução do açúcar nos produtos alimentares