Oiça este artigo aqui:
A Comissão Europeia propôs rever as regras relativas às etiquetas dos produtos, incluindo têxteis, como vestuário ou acessórios, com o objetivo de uniformizar a informação em todos os países da União Europeia e homogeneizar os tamanhos para facilitar as vendas online.
Foi lançada uma consulta pública sobre uma série de aspetos da etiquetagem de produtos têxteis e similares. O regulamento a atualizar é de 2011, revisto pela última vez em 2014.
Revisão
Agora, serão abordados aspetos como a origem (made in), informações sobre a manutenção, a autenticidade do couro ou peles, a origem orgânica ou biológica, a presença de substâncias alergénicas e a produção socialmente responsável de produtos têxteis.
Com estas alterações nas etiquetas e tamanhos, a Comissão Europeia quer que o regulamento comece a traçar o caminho que, mais tarde, será seguido por outros regulamentos sobre ecodesign, passaporte digital de produtos ou gestão de resíduos têxteis.
O período de consulta termina em 12 de março de 2024. Estima-se que a redação da proposta de alteração do regulamento só estará concluída no último trimestre de 2025.