in , , , ,

Comissão Europeia contra-ataca Trump com tarifas sobre os alimentos

A Comissão Europeia elaborou um conjunto de medidas para responder à imposição de tarifas às importações de aço e alumínio norte-americanas criadas por Donald Trump.

Há alguns dias, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, tinha advertido que Bruxelas reagiria com contramedidas caso os Estados Unidos da América não recuassem nesta decisão. As medidas criadas pela Comissão Europeia representam 2.800 milhões de euros, que é o impacto estimado que as tarifas norte-americanas terão sobre a indústria europeia.

Bourbon, manteiga de amendoim, arandos, algumas variedades de arroz e sumo de laranja são alguns dos produtos norte-americanos visados pelo executivo comunitário, segundo confirmou Cecilia Malmstroem, comissária europeia com a pasta do comércio. Para além destes, as tarifas europeias serão também aplicadas a produtos têxteis, acessórios e calçado, com o presidente da Comissão Europeia a ter abertamente referenciado os produtos da marca Levi’s. “Este é, basicamente, um processo estúpido, mas temos de o fazer. Também podemos fazer estupidezes, também teremos de ser tão estúpidos”, advertiu Jean-Claude Juncker. “Detestamo-lo, é mau para todos, mas se não há outro remédio assim será”.

Publicidade

Supermercados sem caixa de pagamento crescem na Europa

Sonae reforça peso das mulheres em posições de topo