Portugal teve um início de ano positivo no mercado laboral, ao ultrapassar os cinco milhões de pessoas empregadas, um máximo histórico, e registou inclusivamente uma diminuição da taxa de desemprego no 1.º trimestre de 2024, face ao período homólogo, fixando-se agora nos 6,8%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Conclusões do mais recente estudo da Eurofirms que destaca, ainda, que nos meses de verão o mercado de trabalho, porém, é propenso a maiores variações devido à sazonalidade de alguns setores que aumentam a sua atividade durante este período do ano.
“O verão é, por excelência, um período onde a atividade turística aumenta exponencialmente, exercendo pressão sobre os setores que lhe dão suporte, e que em muito contribuem para o desenvolvimento da nossa economia e consequentemente para a dinamização do mercado laboral”, afirma Eloi Tarrés, diretor de Market Intelligence do Eurofirms Group.
“O estudo cujos resultados agora revelamos mostra essa realidade, em linha com o que temos vindo a assistir desde o início deste ano”, remata este responsável.
Comércio, hotelaria e logística em destaque
É nos setores do comércio (grande consumo e retalho), da hotelaria e da logística que se verificam as maiores subidas no volume de contratações, como constata o estudo elaborado pelo Eurofirms Group sobre as tendências de contratações nos meses de verão deste ano. O setor da construção apresenta também um aumento no seu volume de colaboradores durante estes meses, potenciado, por um lado, pela necessidade de mão de obra adicional para a construção ou reparação de infraestruturas em zonas turística. Por outro lado, a diminuição da atividade em zonas menos turísticas é a altura ideal para renovar instalações em funcionamento.
Lisboa, Porto e Faro com maior procura de profissionais
Lisboa, Porto e Faro são as cidades onde existe uma maior procura de profissionais para trabalharem durante os meses de verão, nos setores da hotelaria, comércio e logística.
Na hotelaria, além de Lisboa, Porto e Faro, o estudo do Eurofirms Group também destaca a procura em Setúbal, Vila Nova de Gaia, Braga, Leiria, Albufeira e Aveiro. Os perfis mais procurados são os de empregados de mesa, cozinheiros, ajudantes de cozinha, empregados de limpeza, rececionistas e baristas.
Já no setor do comércio, Braga e Setúbal são a par de Lisboa, Porto e Faro as cidades que registam maior procura de trabalhadores. Os perfis mais requisitados são os de repositores, promotores, embaladores e operadores de caixa.
Na área da logística, Lisboa e Porto são as cidades com maior procura. Aveiro, Setúbal, Faro e Braga apresentam também uma forte procura. Neste setor, as vagas mais pretendidas são as de empregados de armazém, operadores logísticos, condutores de empilhadores e embaladores.