in

Comércio, hotelaria e logística são os sectores que mais estão a contratar este verão

Lisboa, Porto e Faro são as cidades com maior procura e os perfis técnicos os mais solicitados, segundo estudo do Eurofirms Group

Young customer woman wears casual clothes talk speak with seller shopping at supermaket store grocery shop buying with trolley cart choose products in hypermarket. Purchasing food gastronomy concept
Foto: Shutterstock

Portugal teve um início de ano positivo no mercado laboral, ao ultrapassar os cinco milhões de pessoas empregadas, um máximo histórico, e registou inclusivamente uma diminuição da taxa de desemprego no 1.º trimestre de 2024, face ao período homólogo, fixando-se agora nos 6,8%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Conclusões do mais recente estudo da Eurofirms que destaca, ainda, que nos meses de verão o mercado de trabalho, porém, é propenso a maiores variações devido à sazonalidade de alguns setores que aumentam a sua atividade durante este período do ano.

“O verão é, por excelência, um período onde a atividade turística aumenta exponencialmente, exercendo pressão sobre os setores que lhe dão suporte, e que em muito contribuem para o desenvolvimento da nossa economia e consequentemente para a dinamização do mercado laboral”, afirma Eloi Tarrés, diretor de Market Intelligence do Eurofirms Group.

“O estudo cujos resultados agora revelamos mostra essa realidade, em linha com o que temos vindo a assistir desde o início deste ano”, remata este responsável.

 

Comércio, hotelaria e logística em destaque

É nos setores do comércio (grande consumo e retalho), da hotelaria e da logística que se verificam as maiores subidas no volume de contratações, como constata o estudo elaborado pelo Eurofirms Group sobre as tendências de contratações nos meses de verão deste ano. O setor da construção apresenta também um aumento no seu volume de colaboradores durante estes meses, potenciado, por um lado, pela necessidade de mão de obra adicional para a construção ou reparação de infraestruturas em zonas turística. Por outro lado, a diminuição da atividade em zonas menos turísticas é a altura ideal para renovar instalações em funcionamento.

 

Lisboa, Porto e Faro com maior procura de profissionais

Lisboa, Porto e Faro são as cidades onde existe uma maior procura de profissionais para trabalharem durante os meses de verão, nos setores da hotelaria, comércio e logística.

Na hotelaria, além de Lisboa, Porto e Faro, o estudo do Eurofirms Group também destaca a procura em Setúbal, Vila Nova de Gaia, Braga, Leiria, Albufeira e Aveiro. Os perfis mais procurados são os de empregados de mesa, cozinheiros, ajudantes de cozinha, empregados de limpeza, rececionistas e baristas.

Já no setor do comércio, Braga e Setúbal são a par de Lisboa, Porto e Faro as cidades que registam maior procura de trabalhadores. Os perfis mais requisitados são os de repositores, promotores, embaladores e operadores de caixa.

Na área da logística, Lisboa e Porto são as cidades com maior procura. Aveiro, Setúbal, Faro e Braga apresentam também uma forte procura. Neste setor, as vagas mais pretendidas são as de empregados de armazém, operadores logísticos, condutores de empilhadores e embaladores.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bruno Farias

Diretor na revista Grande Consumo. Um eterno sonhador, um resiliente trabalhador. Pai do Afonso e do José.

Magnum BonBon

Magnum BonBon chegam a Portugal

Marktest centros comerciais

Cerca de 2 centros comerciais para cada 100 mil habitantes