Comércio
in

Comércio grossista e a retalho vital para a recuperação da Europa

O diretor geral do EuroCommerce, Christian Verschueren, enfatizou que o comércio grossista e a retalho desempenha um papel central na recuperação económica e na competitividade global da Europa.

Christian Verschueren afirmou ainda que estes segmentos estão sob imensa pressão e precisam urgentemente de ajuda. “Conforme reconhecido pela Comissão Europeia, o comércio por grosso e a retalho é um dos ecossistemas essenciais e um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19“, disse. “O consumo privado representa mais da metade do PIB europeu. Como consequência, o ecossistema do comércio é fundamental para a criação de mercados para os bens e serviços que muitos outros ecossistemas produzem e é crucial para a recuperação económica“.

 

Falência iminente

Christian Verschueren acrescentou que milhões de PME enfrentam uma falência iminente e precisam de ajuda urgente para continuar e a acelerar a sua transformação digital e ambiental.

Já passou quase um ano desde que muitas lojas não alimentares, restaurantes e cafés permanecem fechados ou enfrentam severas restrições. É provável que muitas dessas empresas nunca abram novamente depois da Covid-19 ser derrotada, observou o EuroCommerce.

Além disso, muitos centros urbanos enfrentarão lojas e restaurantes fechados, com impacto social direto nas comunidades que servem.

 

Fundo de recuperação

Estes fatores tornam o fundo de recuperação Next Generation EU (NGEU) e o orçamento da União Europeia vitais para impulsionar a recuperação. Igualmente importantes são as soluções de políticas para os sustentar, acrescentou o EuroCommerce.

No ano passado, o órgão convocou um Pacto Europeu para o Comércio, com 10 medidas de investimento e 10 medidas políticas. Essas medidas continuam a fazer parte da agenda, numa altura em que os governos nacionais elaboram e apresentam planos de recuperação para os seus respetivos países e a Comissão Europeia os avalia.

Obter o equilíbrio certo na forma como os fundos no âmbito do NGEU são gastos determinará o futuro da Europa como uma economia globalmente competitiva, num ambiente comercial global, mas cada vez mais desafiador, defendeu o EuroCommerce.

Gato Preto

Gato Preto aposta no omnicanal

TikTok

TikTok anuncia aliança com a Shopify