in

Comércio eletrónico impulsiona o crescimento do valor das marcas de retalho

Marcas norte-americanas continuam a dominar o sector

Brand Finance comércio eletrónico retalho
Foto Shutterstock

Oiça este artigo aqui:

As marcas de retalho estão a registar um crescimento robusto, particularmente no comércio eletrónico, de acordo com um novo relatório da Brand Finance.

O valor total da marca das 100 marcas de retalho mais valiosas do mundo aumentou 9% para 1,3 biliões de dólares em 2025. 36 marcas norte-americanas contribuem com 68% do valor total da classificação, ascendendo a 856,1 mil milhões de dólares.

 

Marcas norte-americanas na liderança

A Amazon, titã mundial do comércio eletrónico, continua a ser a marca de retalho mais valiosa do mundo pelo décimo ano consecutivo. Em 2025, o valor da marca cresceu 15% para 356,4 mil milhões de dólares, o que a torna a quarta marca mais valiosa do mundo, de acordo com a classificação Global 500 da Brand Finance.

A potência retalhista Walmart é a marca que regista o crescimento mais rápido no top 10, com um aumento de 42% para 137,2 mil milhões de dólares. No entanto, a marca enfrenta desafios em termos de reputação, incluindo uma ação judicial colectiva sobre preços ambíguos, o que pode afetar a confiança dos consumidores a longo prazo.

A Kmart da Austrália é a marca de crescimento mais rápido no sector a nível mundial, com um aumento de 79% no valor da marca para 2,2 mil milhões de dólares. O desempenho excecional nas métricas de força da marca para o consumidor – obtendo 10s perfeitos para ser percebida como uma “marca preferida”, “marca que adoro”, “reputação” e “marca que conheço bem” – também contribuiu para a sua elevada pontuação no Índice de Força da Marca (BSI) de 88,9 em 100.

A cadeia sueca de mercearias ICA entrou pela primeira vez na classificação e conquistou o título de marca de retalho mais forte do mundo, com um valor de marca de 1,8 mil milhões de dólares e uma pontuação BSI de 93,2 em 100. Os dados da Brand Finance destacam as suas pontuações extremamente elevadas em “satisfaz as minhas necessidades” e “marca que conheço bem” entre os consumidores nacionais.

 

Novos hábitos de consumo

Estima-se que o mercado global de comércio eletrónico atinja 6,8 biliões de dólares em 2025, com projecções de aumento para quase 8 biliões de dólares em 2027.

Os principais intervenientes, como a JD.com da China (valor da marca aumentou 5% para 18,8 mil milhões de dólares) e a Meituan (valor da marca aumentou 37% para 11,7 mil milhões de dólares), a Coupang da Coreia (valor da marca aumentou 11% para 8,0 mil milhões de dólares) e o MercadoLibre da Argentina (valor da marca aumentou 3% para 4,7 mil milhões de dólares), registaram todos aumentos no valor da marca, sublinhando o rápido crescimento do comércio digital.

Em contrapartida, as marcas de retalho do sector farmacêutico, como a Walgreens (valor da marca desceu 6%, para 14,4 mil milhões de dólares) e a Boots (valor da marca desceu 24%, para 2,4 mil milhões de dólares), registaram uma descida do valor da marca, à medida que o comércio eletrónico reformula os hábitos de compra dos consumidores.

Annie Brown, Valuation Director, da Brand Finance, comentou: “As farmácias são as últimas de uma cadeia de retalhistas especializados que enfrentam os desafios da substituição pelo comércio eletrónico. Desde livrarias a lojas de eletrónica, a Amazon mudou o jogo, tornando mais difícil a sobrevivência dos especialistas tradicionais de tijolo e cimento, a menos que se adaptem significativamente e aproveitem a sua potencial vantagem na experiência do cliente. Com a Sycamore Partners pronta para adquirir a Walgreens Boots Alliance, anunciada em março de 2025, estamos entusiasmados por ver como a Walgreens e a Boots irão evoluir as suas marcas e ofertas de experiência do cliente em resultado da sua injeção de capital privado“.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

KuantoKusta conselho de administração

Ricardo Costa é o novo chairman do KuantoKusta 

Comissão Europeia tarifas EUA

UE define tarifas de 25% sobre mais de 1500 produtos dos EUA