Oiça este artigo aqui:
O número de transações de pagamentos no comércio eletrónico deverá ultrapassar os 440 mil milhões a nível mundial até 2030, um aumento significativo face aos 277 mil milhões previstos para 2025, revela um novo estudo da Juniper Research.
Este crescimento de cerca de 60% reflete a crescente acessibilidade ao comércio eletrónico nos mercados emergentes, bem como o impacto transformador do comércio “agentic”.
De acordo com o relatório, as regiões que irão registar o crescimento mais rápido em volume de transações de comércio eletrónico nos próximos cinco anos são:
- América Latina: +258%
- África e Médio Oriente: +155%
- Europa Central e de Leste: +114%
Nick Maynard, vice-presidente de Investigação de Mercados Financeiros da Juniper Research, destacou: “o comércio eletrónico está a crescer rapidamente à medida que as infraestruturas de pagamentos e logística se expandem em novos mercados. Capitalizar este potencial exige identificar parceiros ideais para a localização do comércio eletrónico em cada mercado, em vez de depender de uma abordagem uniforme”.
Comércio “agentic”
O estudo identifica o comércio “agentic” como uma das tendências mais disruptivas para o futuro do comércio eletrónico. Este conceito descreve um cenário em que agentes de inteligência artificial (IA) descobrem produtos e realizam pagamentos em nome dos consumidores, substituindo o processo tradicional de checkout.
Embora ainda numa fase inicial, o comércio “agentic” tem atraído investimentos significativos no desenvolvimento da infraestrutura de pagamentos. Empresas como Visa, Mastercard e Stripe estão já a implementar soluções preparadas para esta nova realidade.
Maynard alertou ainda para as implicações desta mudança: “a substituição do processo de checkout pelo comércio ‘agentic’ ameaça remover completamente o controlo que os comerciantes têm sobre as fases finais da compra — um modelo que poderá revolucionar todo o ecossistema do comércio eletrónico. As empresas de pagamentos têm de apoiar os comerciantes enquanto estes redefinem o seu papel neste novo mundo ‘agentic’”



