in

Comércio a retalho começa o ano a crescer 0,2% na Europa

Comércio a retalho

Em janeiro de 2022, o comércio a retalho aumentou 0,2% na zona euro e 0,6% no conjunto da União Europeia, face a dezembro de 2021, segundo estimativas do Eurostat, o gabinete de estatísticas da União Europeia.

Em relação a janeiro de 2021, o índice de vendas no retalho ajustado dos efeitos do calendário aumentou 7,8% na zona euro e 8,3% na União Europeia.

Na zona euro, face a dezembro de 2021, em janeiro, o volume do comércio a retalho aumentou 0,2% para os produtos não alimentares, manteve-se inalterado para os alimentos, bebidas e tabaco e diminuiu 1,3% para os combustíveis automóveis. No conjunto da União Europeia, o volume do comércio a retalho aumentou 1% para os produtos não alimentares e 0,2% para alimentos, bebidas e tabaco, enquanto caiu 1,1% para os combustíveis.

Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, os maiores aumentos mensais do volume total do comércio a retalho foram registados na Polónia (5,9%), Luxemburgo (4,2%) e Dinamarca (3,7%). Os maiores decréscimos verificaram-se na Eslovénia (4,6%), Portugal (2,8%) e Lituânia (2,5%).

 

Comparação com janeiro de 2021

Em termos homólogos, na zona euro, em janeiro face ao mês homólogo do ano anterior, o volume do comércio a retalho aumentou 14,8% para os produtos não alimentares e 12,7% para os combustíveis automóveis, enquanto que foram reduzidos em 1,7% para alimentos, bebidas e tabaco.

No conjunto da União Europeia, o volume do comércio a retalho aumentou 15,3% para os produtos não alimentares e 11,1% para os combustíveis automóveis, enquanto diminuiu 1,3% nos produtos alimentares, bebidas e tabaco.

Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, os maiores aumentos anuais no volume total do comércio a retalho foram registados na Eslovénia (32,3%), Polónia (19,5%) e Lituânia (18,2%). A única queda foi observada na Finlândia (2,4%).

Navigator

Navigator alcança 3.º lugar em ranking mundial da sustentabilidade

enólogo

Adega de Vidigueira tem novo diretor de Enologia e Produção