in

Colgate lança dentífrico com o primeiro tubo 100% reciclável

A Colgate lança Smile for Good, um dentífrico que contém um número mínimo de ingredientes e, pela primeira vez no mercado, enumera e explica cada ingrediente e a sua função na frente da embalagem. É ainda embalado no primeiro tubo de plástico 100% reciclável da marca.

Há cada vez mais uma maior preocupação com os ingredientes que compõem os dentífricos e a sua respetiva função. Uma vez que aproximadamente três quartos (74%) do público investe em produtos com um impacto positivo no planeta e na sua saúde, o dentífrico Smile for Good cria um novo precedente, explicando de forma simples a finalidade de cada ingrediente.

Os ingredientes deste dentífrico são 99,7% naturais e foram selecionados propositadamente para uma otimização de certos benefícios. Atualmente, existem duas fórmulas – Smile for Good Protection e Smile for Good Whitening, com bicarbonato de sódio conhecido pelas suas propriedades de branqueamento.

Para além disso, a lista limitada de ingredientes não inclui SLS, TiO2 ou sacarina e foi certificada pela Vegan Society, pelo FSC e pelo EcoCert, o que significa que a fórmula é feita de forma responsável e a maioria dos componentes são derivados de fontes naturais.

O primeiro tubo 100% reciclável

Quase dois terços das pessoas não sabem que tubos de dentífricos não são 100% recicláveis. A maioria dos tubos atuais são feitos de folhas de plástico laminado, geralmente uma combinação de diferentes plásticos, prensadas à volta de uma camada fina de alumínio. Esta mistura de materiais impossibilita a reciclagem dos tubos através de métodos convencionais. A gama Smile for Good traz novidades neste capítulo, utilizando polietileno de alta densidade (HDPE), que é o plástico utilizado nas embalagens de leite e outras embalagens de plástico que são recicladas.

Tendo pensado anteriormente que o HDPE era muito rígido para criar um tubo de pasta de dentes flexível, os engenheiros da Colgate descobriram como combinar diferentes graus e espessuras de HDPE laminado num tubo que cumpre os padrões de reciclagem, ao mesmo tempo que protege o produto. Este tubo recebeu recentemente o reconhecimento da APR (The Association of Plastic Recyclers ) nos Estados Unidos, que estabelece padrões de reciclagem para a América do Norte.

No âmbito do esforço contínuo para ajudar os consumidores a fazer pequenas mudanças mais sustentáveis, incluindo o lançamento da Escova de Bambú Colgate, a gama Smile for Good é uma forma da Colgate melhorar o perfil de sustentabilidade dos seus produtos para chegar ao seu objetivo de embalagens 100% recicláveis até 2025.

Estima-se que são produzidos 20 biliões de tubos de dentífricos, por ano, em todo o mundo e é por isso que a Colgate está a partilhar a sua tecnologia com os seus concorrentes, assumindo o compromisso de transformar uma das embalagens plásticas mais utilizadas em todo o mundo, que antes não podia ser reciclada. “A Colgate quer que os tubos sejam parte da economia circular, mantendo este plástico produtivo e eliminando o desperdício. Se conseguirmos padronizar tubos recicláveis entre todas as empresas, todos venceremos. Queremos que todos os tubos de dentífricos – e eventualmente todos os tipos de tubo – tenham os mesmos padrões de reciclagem que desenvolvemos. Podemos alinhar-nos com padrões comuns de tubos e apenas competir com o que está dentro deles“, comenta Noel Wallace, CEO e presidente da Colgate-Palmolive.

Noel Wallace afirma que a decisão de partilhar a tecnologia dos tubos com os concorrentes está alinhada com os valores e metas de sustentabilidade da empresa, o que também contribui para o seu trabalho contínuo de apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e ao Compromisso Global da Economia de Plásticos da Ellen MacArthur Foundation. A missão da fundação é acelerar a transição para uma economia circular.

Publicidade

Publicidade

Desafio alimentar ou sibaristas estão entre as principais tendências do consumidor em 2020

DPD assina acordo de Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020