in

Coca-Cola reestrutura atividade na China

A Coca-Cola vai proceder a uma completa reestruturação das suas operações na China, cedendo as atividades de engarrafamento e distribuição a dois franchisings, a Swire e a COFCO.

A empresa estatal chinesa COFCO operará 18 unidades de engarrafamento e o conglomerado de Hong Kong Swire terá outras 17.

A operação marca o recentramento da multinacional norte-americana nos seus principais pontos fortes, que, segundo Muhtar Kent, CEO da Coca-Cola, são estratégia e as marcas, dentro de “um sistema robusto de franquias globais”.

A Coca-Cola não adiantou valores, mas a Swire anunciou, por seu turno, que irá pagar cerca de 790 milhões de euros na sua parte da operação. Com este acordo, o conglomerado, que iniciou a sua relação com a multinacional norte-americana em 1965, soma os direitos de fabrico, distribuição e venda das bebidas do seu parceiro em sete províncias chinesas aos que já possuía em Hong Kong e Taiwan.

Esta operação faz parte do processo em que a Coca-Cola tem estado envolvida no último ano de cedência das suas atividades de engarrafamento e distribuição a parceiros locais em mercados como a América do Norte, Brasil e África do Sul.

Publicidade

Publicidade

Lidl e Aldi sobem preços pela primeira vez em dois anos

Confraria dos Enófilos elege os Melhores Vinhos do Alentejo 2016