in

Coca-Cola estuda aquisições em Espanha para crescer na área dos sumos, chá e café

A Coca-Cola ambiciona crescer no mercado dos sumos, chá e café e, para tal, não descarta realizar algumas aquisições em Espanha.

Em entrevista ao El Economista, Jorge Garduño, diretor geral da empresa no mercado vizinho, confirmou que se estão a equacionar todas as alternativas, incluindo compras ou potenciais alianças no mercado, para crescer nestes segmentos. “Queremos converter-nos numa empresa com presença em todo o sector das bebidas, entrando ou crescendo em segmentos onde ainda não somos fortes. Se analisarmos o que estamos a fazer noutras partes do mundo, somos fortes em sumos, lacticínios, cafés, bebidas de soja e chás”.

Neste sentido, a Coca-Cola está a analisar todo o espetro das bebidas não alcoólicas, com o objetivo de participar em segmentos já estabelecidos e que estejam em crescimento e entrar noutros. “Não nos podemos permitir a deixar de lado nenhum mercado e não descartamos também de inventar novos segmentos”.

De acordo com o gestor, apesar de não estar ainda estabelecido qualquer plano de ação, nos próximos três anos haverá uma decisão concreta, à semelhança do que vem sido feito pela empresa noutros mercados, onde tem crescido de modo orgânico mas também através de aquisições.

Espanha representa 5% do negócio total da Coca-Cola e o mercado ibérico é um dos três mais importantes a nível europeu. Em 2015, após vários anos em queda ou estagnação, regressou aos crescimentos e ultrapassou os objetivos em volume e quota de mercado. “Após o crescimento de 3% a 4% registado em 2015 pelo sistema Coca-Cola, incluindo a empresa e a engarrafadora, em 2016 queremos consolidar a tendência e repetir o ritmo. Se acreditarmos no mercado e investirmos, faremos o negócio crescer. E conseguimo-lo, pela primeira vez, desde que iniciou a crise. Esperamos um muito bom verão, com o Campeonato Europeu de Futebol e os Jogos Olímpicos”.

IKEA retira alimentos em Espanha

Decathlon investe 8,9 milhões de euros para entrar na Colômbia