Oiça este artigo aqui:
A Coca-Cola inaugurou a sua primeira loja autónoma na Hungria, em parceria com a Kende Retail Kft, fornecedora de soluções comerciais automatizadas. A empresa pretende abrir um total de 15 espaços deste género nos próximos três anos, com um investimento total de cerca de 615.700 euros, e espera triplicar as receitas desta solução comercial até final de 2026.
O funcionamento é assegurado por inteligência artificial, que supervisiona câmaras e sensores, recolhendo dados sobre hábitos de compra, rotação de produtos, tempo médio na loja e outros indicadores úteis para a gestão.
“Estamos entusiasmados com o lançamento da nossa primeira loja autónoma, uma inovação única não só na Hungria, mas também dentro do Grupo Coca-Cola HBC, presente em 29 países”, afirma Ágnes Kovács, diretora-geral da Coca-Cola HBC Hungria. “Os nossos planos incluem a abertura de 15 lojas nos próximos três anos, começando pela primeira, localizada na sede da Yettel Hungria”, revela.
Compras sem filas
Ao entrar na loja, o sistema de câmaras identifica o cliente e associa-o a um carrinho de compras virtual, ligado ao seu perfil na aplicação Take It Easy.
À medida que se desloca pelo espaço, o sistema regista automaticamente os produtos selecionados e, ao sair, calcula o total e processa o pagamento sem necessidade de intervenção do cliente.
A Coca-Cola sublinha que o sistema não recolhe dados de reconhecimento facial e está totalmente em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).