Cláudia Azevedo é a nova líder da Sonae, substituindo o irmão, Paulo Azevedo, e Ângelo Paupério, que partilhavam até agora a presidência executiva.
Em comunicado publicado esta terça-feira, dia 17 de julho, na CMVM, a Efanor, principal acionista da Sonae, informa que “na sequência da vontade manifestada pelos Engs. Paulo Azevedo e Eng.º Ângelo Paupério de, após o termo do corrente mandato, passarem o testemunho das funções executivas até agora exercidas no Conselho de Administração da Sonae, este último, no âmbito da sua responsabilidade pela identificação de potenciais candidatos com perfil para o desempenho de funções de administrador, comunicou à EFANOR a sua intenção de fazer eleger para o cargo de presidente da sua Comissão Executiva, com efeitos a partir do termo do corrente mandato, a Dr.ª Cláudia Azevedo”.
O comunicado acrescenta que a escolha “recebeu da EFANOR total concordância, uma vez que se adequa de modo particular ao perfil mais recentemente assumido pelo grupo, culminando uma carreira que, nos últimos anos, se especializou na gestão de portfólios diversificados e na internacionalização dos negócios de participadas”.
Paulo Azevedo e Ângelo Paupério vão manter-se na Sonae, mas em cargos não executivos.
A nova CEO diz que a “responsabilidade” é aceite “com a convicção de quem olha para o futuro e tem a confiança de ter nos valores Sonae a determinação e otimismo necessários para enfrentar os desafios que seguramente surgirão”.