JBS
in

Ciberataque paralisa maior produtor mundial de carne

Um ataque cibernético à JBS forçou o encerramento de todos os seus matadouros nos Estados Unidos da América e poderá levar a mais paralisações naquele que é o maior produtor mundial de carne.

De acordo com o Bloomberg, as cinco maiores unidades de produção de carne norte-americanas tiveram de paralisar o processamento após o ciberataque ocorrido no passado fim-de-semana, o que equivale a um quinto de toda a produção de carne dos Estados Unidos da América.

As operações nos matadouros da Austrália também tiveram de ser paradas, assim como uma das maiores fábricas do Canadá.

As perpetivas de mais encerramentos estão a afetar os mercados agrícolas e a fazer crescer as preocupações em torno da segurança alimentar, uma vez que os hackers estão a atingir infraestruturas consideradas críticas. A JBS disse à Casa Branca que este ataque cibernético estará, provavelmente, relacionado com anteriores ataques de ransomware e com origem e, possivelmente, com origem na Rússia.

 

Ataque

No passado sábado, dia 30 de maio, a JBS constatou que estava a ser alvo de um ataque cibernético organizado, afetando alguns dos seus servidores que apoiam os sistemas informáticos na América do Norte e na Austrália.

Em comunicado, a empresa indica ter tomado medidas imediatas, suspendendo todos os sistemas afetados e notificando as autoridades, ao mesmo tempo que ativou a sua rede global de profissionais IT e outros especialistas de terceiros para resolver a situação. Os servidores de apoio não foram afetados e a JBS encontra-se agora a trabalhar para restaurar os sistemas o mais rápido possível.

A empresa não tem conhecimento, neste momento, de qualquer evidência de que a informação sobre qualquer cliente, fornecedor ou colaborador tenha sido comprometida ou mal utilizada como resultado desta situação. A resolução do incidente irá demorar tempo, o que poderá atrasar certas transações com os clientes e fornecedores“, sustenta.

 

 

Consumidores

Um ano de pandemia nos mercados de consumo

Consumidor

71% dos portugueses considera que com a vacinação a situação económica do país vai melhorar