in

Churchill’s lança edição limitada do Quinta da Gricha Vintage Port 2021

Churchill's

Johnny Graham, fundador e master blender da Churchill’s, criou a marca, em 1981, com o intuito de apresentar, no mundo tradicional dos vinhos do Porto, um vinho com um estilo pessoal, seco e mais fresco. Este ano, a Churchill’s apresenta um dos vinhos mais aguardados, o Churchill’s Quinta da Gricha 2021 Vintage Port, “que mostra na perfeição a elegância, precisão e o pedigree do terroir da Gricha”, tal como explica Johnny Graham.

Este vinho é o resultado de uma colheita e vindima mais típica do que aquela registada nos anos anteriores, com a chuva a pautar momentos-chave do ano para proporcionar uma maturação equilibrada e completa. “A chuva durante o inverno e em abril permitiu que as vinhas se desenvolvessem com reservas de água suficientes até agosto, quando o impacto dos meses muito secos de julho e agosto criou algum stress hídrico”, explica Ricardo Pinto Nunes, enólogo e diretor de produção da Churchill’s. “Durante a colheita, tivemos vários dias de chuva no início e em meados de setembro, o que beneficiou a fase final das uvas. Colhemos as vinhas antigas que produzem este Single Quinta Vintage, nos dias 21 e 22 de setembro sob condições climáticas perfeitas”.

 

Quinta da Gricha Vintage Port 2021

O Churchill’s Quinta da Gricha 2021 Vintage Port, assim como os vinhos produzidos durante a colheita de 2021 são mais frescos do que a média e registam um teor alcoólico mais baixo. O vinho tem uma cor preta cerrada com um rebordo púrpura e um aroma característico a urze selvagem e mirtilo. Na boca, um sabor fresco e harmonioso, com notas de chocolate preto e casa de laranja.

Os vinhos do Porto Vintage da Quinta da Gricha são produzidos com intervenção mínima: as uvas, provenientes exclusivamente das vinhas velhas da propriedade da Churchill’s, são apanhadas à mão, duplamente selecionadas e pisadas a pé nos tradicionais lagares de granito da quinta, passando por um processo de fermentação natural prolongado que recorre apenas a leveduras nativas.

Todos os Quinta da Gricha Vintage Ports da Churchill’s são produzidos em pequenas quantidades. A edição limitada de 2021 não é exceção: a casa produziu cerca de 2.340 garrafas, representando 6% da produção de vinho do Porto da propriedade em 2021. O vinho estará à venda caves da Churchill’s em Vila Nova de Gaia e em adegas especializadas por todo o país.

Já lá vão 20 colheitas do Single Quinta Vintage Port, mas esta edição é especial uma vez que chega ao mercado num ano em que Johnny Graham foi reconhecido como Enólogo de Vinhos Fortificados do Ano pela revista Vinho Grandes Escolhas.

 

Siga-nos no:

Google News logo

WomenSecret_Vasco da Gama

Tendam com novas aberturas de lojas

SDR Portugal

Sistema de Depósito e Reembolso precisa de enquadramento legislativo