in

CHEP parceira da Federação Europeia dos Bancos Alimentares

A CHEP e Federação Europeia dos Bancos Alimentares (FEBA) trabalham em conjunto, desde 2016, para ajudar a combater a fome e reduzir a pobreza, a subnutrição e o desperdício de alimentos na Europa. Através de uma pareeria de três anos, a CHEP fornece conhecimento sobre cadeias de abastecimento, contribuições em géneros, voluntários e donativos para ajudar a financiar as operações da FEBA.

Os bancos alimentares utilizam as paletes da CHEP nas suas operações e distribuição dos donativos. No ano passado, os bancos alimentares europeus receberam mais de 94.000 paletes azuis com donativos alimentares e centenas de colaboradores da CHEP participaram com milhares de horas de voluntariado durante os últimos dois anos.

Em 2017, a CHEP e a FEBA implementaram uma série de projetos de colaboração na Europa. Na Irlanda, a CHEP mediou o debate entre os seus clientes e a FEBA com vista a aumentar os donativos de alimentos à Crosscare, a organização de banco alimentar da Irlanda. Como resultado, nove fabricantes e um retalhista passaram a fazer donativos para bancos alimentares.

O projeto em Itália recorreu à gestão do transporte e aos conhecimentos sobre cadeias de abastecimento da CHEP para ajudar o Banco Alimentare, a organização de banco alimentar italiana, a otimizar e reduzir os respetivos custos de transporte. Esta iniciativa já poupou ao Banco Alimentare mais de 26.000 euros em transporte, o que equivale a mais de 370.000 refeições.

A equipa da CHEP no Reino Unido concebeu um projeto para integrar o programa da Brambles para Saúde e Segurança (Zero Harm) na FareShare, uma organização que recolhe alimentos em bom estado para instituições de beneficência de referência. Com a realização de auditorias e avaliações externas, a CHEP ajudou a FareShare a proporcionar um ambiente seguro para os seus voluntários e colaboradores. “A colaboração com a FEBA, ao longo destes dois anos, no combate à fome e ao desperdício de alimentos tem sido uma honra para nós. O nosso modelo de negócio centra-se na eliminação de desperdícios na cadeia de abastecimento, especialmente no que se refere aos alimentos. A ajuda aos bancos alimentares locais com os nossos conhecimentos sobre cadeias de abastecimento não só é benéfica para os membros da FEBA, como também inspira os nossos colaboradores“, afirma Iñigo Canalejo, CHEP Sustainability Director EMEA. “Ao apoiar a FEBA, a CHEP desempenha um papel importante no combate à fome através da redução do desperdício de alimentos na Europa. A FEBA tem conseguido ultrapassar obstáculos relativos a donativos alimentares ao nível da União Europeia ao participar na redação e adoção de orientações para donativos de alimentos na União Europeia em parceria com a FoodDrinkEurope, o EuroCommerce e a HOTREC. Estas orientações visam mais segurança e maior redistribuição dos excedentes alimentares a grupos vulneráveis, de modo a que estes usufruam do seu direito a uma alimentação nutritiva“, acrescenta Patrick Alix, secretário-geral da FEBA.

Publicidade

Miele lança o primeiro aspirador com tecnologia Vortex

Continente compra mais de 71 milhões de euros

Todos os hipermercados Continente têm certificação ambiental